Parece que o governo federal está planejando mudanças nas regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Seguro-Desemprego. Pelo menos é o que desejam os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet. Eles estão analisando propostas extras de ajuste fiscal. Trata-se de um pacote de medidas para ajustar o orçamento público. As alterações nas regras podem ter impactos significativos na vida de milhões de pessoas.
No entanto, o pacote de medidas não agradou nem um pouco as principais centrais sindicais, que enviaram uma nota ao governo. Além da Força Sindical, também assinaram a nota a UGT (União Geral dos Trabalhadores), a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), a NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)., à exceção da CUT, aliada do governo.
O governo tem intenção de reduzir o valor ou a duração do seguro-desemprego. Caso seja aprovada, a medida vai dificultar a vida de trabalhadores que perderam seus empregos.
Também o FGTS teria mudanças nas suas regras, a alteração seria na multa de 40% devida em caso de demissão sem justa causa. Qualquer mudança nesse aspecto pode enfraquecer essa proteção ao trabalhador.
Na verdade, os ministros têm em mente usar a multa do FGTS para financiar o Seguro-Desemprego. Segundo eles, a medida poderia reduzir os custos para o governo. No entanto, quem sairia prejudicado seria o trabalhador, pois a decisão irá diminuir o valor disponível para o empregado no momento da rescisão do contrato de trabalho.
O pacote sugerido pelo governo se deve aos gastos com o pagamento do Seguro-Desemprego. Nos 12 meses até agosto de 2023, os gastos passaram de R$ 47,6 bilhões para R$ 52,4 bilhões.
Leia também | 6 profissões para quem gosta de trabalhar sem horário fixo
Tem direito de receber o benefício os seguintes trabalhadores:
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.…
A inteligência artificial e a automação estão transformando rapidamente o mercado de trabalho, trazendo inovações…
Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…
Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…
Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…