Começou neste sábado (19) a fase de testes do FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do FGTS dos empregados pelas empresas, atualmente feito pelo sistema Conectividade Social/Caixa.
Na sexta-feira (18), o Ministério do Trabalho e Emprego publicou uma portaria em Diário Oficial da União (DOU) regulamentando a implementação e a operacionalização do sistema.
O FGTS Digital deverá ser utilizado a partir de janeiro de 2024. No entanto, no mês de agosto, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação das empresas, que prossegue até o fim do ano.
Segundo o Ministério do Trabalho, o FGTS Digital vai representar avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. Pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do FGTS Digital, que vai utilizar dados do eSocial.
O novo sistema vai eliminar a burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos.
Leia também | Governo exclui dezenas de atividades do MEI. Veja se a sua é uma delas?
A Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, para poder preparar as empresas para o novo processo de envio.
A Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, até o fim do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento de até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de companhias.
As demais empresas terão acesso a capacitação a partir de 16 de setembro. A partir de 16 “É uma oportunidade para que as empresas ajustem os processos internos e verifiquem se estão declarando corretamente as bases de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial”, destacou o ministério.
Todas as empresas terão até 10 de novembro para finalizar os testes e, até o fim do ano, para análise da correção dos dados que vão informar no novo sistema.
Para acessar o novo sistema, o empregador deve acessar o link utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou via certificado digital e dar início ao treinamento.
O FGTS Digital é um conjunto de sistemas informatizados que se propõe a gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…