Foi lançado nesta terça-feira (19) pelo governo federal o aplicativo Celular Seguro. A intenção é agilizar o bloqueio de celular roubado ou furtado. Neste caso, vai ser possível bloquear rapidamente, com poucos cliques, o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos de banco.
Para isso, será necessário fazer o download do aplicativo e se registrar com a conta GOV.BR. A pessoa que estiver cadastrada no Celular Seguro vai poder indicar pessoas de confiança, que poderão fazer os bloqueios da linha telefônica nesses casos de roubo ou furto.
Após você fazer o bloqueio, os bancos, a operadora de telefonia e a Anatel serão avisados. A ferramenta vai ficar disponível numa página na internet do Ministério da Justiça e também nas lojas de app da Apple e da Google.
Embora agilize a notificação do roubo, não há garantia por enquanto de que o bloqueio seja imediato. Há operadoras que dão prazo de um dia útil, e bancos falam em até meia hora.
O celular seguro conta com a colaboração de entidades e empresas importantes como Anatel, Febraban, ABR Telecom e bancos como Caixa Econômica Federal, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob.
Segundo o governo, será possível bloquear o chip (ao invés de apenas o celular). Isso vai impedir o recebimento de mensagens de texto. A medida é boa, já que é por meio de SMS que se altera senhas de redes sociais, por exemplo.
Lembrando que mesmo que você use o serviço do aplicativo, é preciso comunicar o roubo ou furto, as autoridades policiais, as operadoras de telefonia e as instituições financeiras.
Leia também | 10 sites e aplicativos confiáveis para procurar emprego
Primeiro você deverá instalar o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas Google Play ou App Store;
Em seguida deverá fazer o login (lembrando que é preciso ter uma conta gov.br) – insira o CPF e a senha;
Também será necessário ler com atenção os termos de privacidade e concordar com eles;
Entrando no aplicativo, na página inicial, você irá fazer o cadastro, sendo necessário indicar uma pessoa de confiança – registrar um número de telefone ou registrar a ocorrência.
Segundo a Agência Brasil, só em 2022, um milhão de celulares foram roubados no país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, publicou nas redes sociais que, nas próximas semanas, também vai ser possível bloquear SMS e outros aplicativos com o Celular Seguro.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…