Governo propõe cashback para quem pagou imposto e surpreende os brasileiros
Novo mecanismo poderá beneficiar até 72 milhões de brasileiros
Governo propõe “cashback” para quem pagou imposto e surpreende os brasileiros | Dentre os diversos assuntos aos quais o governo federal vem tratando, um deles, e que está chamando a atenção é a restituição de impostos para os brasileiros.
A proposta literalmente sugere a devolução de dinheiro que foi pago em impostos, a novidade pegou muita gente de surpresa. A iniciativa em questão pode beneficiar milhares de pessoas. Vamos entender melhor como funcionará o possível novo sistema.
Devolução de impostos em dinheiro
A proposta do governo se baseia em um sistema de um cashback para a devolução de impostos pagos pela população mais carente em itens essenciais.
O sistema está em desenvolvimento pelo Ministério da Fazenda, segundo a assessora especial da pasta, Fernanda Santiago, cerca de 72 milhões de brasileiros poderão se beneficiar.
A ideia deverá surgir junto com a Reforma Tributária que está em análise no Congresso e será ligada ao imposto sobre Bens e Serviços que deverá ser criado.
O objetivo é que o imposto sobre Bens e Serviços seja semelhante ao imposto sobre o Valor Agregado (IVA) presente em diversos países. O novo tributo em questão deverá unificar os seguintes impostos:
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Programa Integração Social (PIS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS).
Dessa forma, ao invés de desonerar a cesta básica, o que deverá ocorrer através da Reforma Tributária é a devolução dos impostos pagos para a população mais vulnerável.
Especialistas da área indicam que a reforma poderá gerar um crescimento mínimo de 12% para a economia em um prazo de 15 anos.
Todavia, ainda não existem informações mais detalhes sobre o funcionamento do sistema de cashback para pagamento de impostos, o que se sabe apenas é que junto com a Reforma Tributária, o governo deverá trazer o novo mecanismo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.