História do Brasil: Confira 5 fatos pouco conhecidos
Existem diversas curiosidades que não são conhecidas pelos nacionais sobre a história do Brasil, mas que são muito interessantes.
Existem muitos fatos pouco conhecidos pelos nacionais sobre a história do Brasil, mas que são muito interessantes e que podem agregar muito para o conhecimento da população brasileira.
Confira abaixo cinco 5 fatos pouco conhecidos da história do Brasil:
Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil
O Rio de Janeiro foi a segunda capital do Brasil, antes de Brasília ser considerado o Distrito Federal o Rio já teve esse privilégio, o estado foi reconhecido como capital entre 1763 e 1960.
Leia também | Carreira militar: Os 9 principais concursos públicos do exército
O real já chegou a valer mais que o dólar
Pode parecer impossível imaginar isso na atualidade, mas o real já chegou a valer mais do que a moeda norte-americana, com a criação do Plano Real em 1º de julho de 1994, 1 real valia exatamente 1 dólar. Em outubro de 1994 que a mágica aconteceu, o dólar chegou a valer R$ 0,82.
O presidente que ficou mais tempo no poder
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil por mais tempo:
- de 1930-1933 (Governo Provisório);
- 1934-1937 (Governo Constitucional);
- 1937-1945 (Estado Novo) e
- 1950-1954 (2º mandato presidencial).
A tríplice aliança na Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai durou entre 1864 e 1870, neste conflito armado que durou seis anos, a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, combateram o Paraguai, vencendo a batalha.
Leia também | FEB: A tropa brasileira na Segunda Guerra Mundial
Brasil na Segunda Guerra Mundial
O Brasil participou ativamente da Segunda Guerra Mundial, a Força Expedicionária (FEB) chegou ao porto de Nápoles, na manhã de 16 de julho de 1944, com um efetivo de 25 mil militares.
“Não havia barraca para praça, nem cozinhas, por isso a tropa utilizou a ração norte-americana de reserva, tipo C, e teve de bivacar em meio a uma noite terrivelmente fria, o que se constituiu um rude teste para nossa gente. Cedo, porém, a situação se normalizou”, segundo o relato do General Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB.
Comentários estão fechados.