Imagem por @rawpixel-com / freepik
Muitos idosos acreditam que o único benefício ao qual possuem direito é a aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, não é somente de aposentadoria que vive o idoso brasileiro.
Isso porque, existem alguns outros benefícios exclusivos para quem chegou à terceira idade, benefícios estes que, inclusive, podem significar vantagens muito importantes e até mesmo uma boa economia para o bolso.
Se você é um idoso ou tem familiares nessa faixa etária, esta leitura é essencial para garantir que você esteja aproveitando todas as oportunidades que lhe são oferecidas.
Milhares de idosos brasileiros podem garantir a isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Essa isenção acontece conforme legislação de cada município, ou seja, para garantir a utilização desse recurso, é necessário verificar se a prefeitura da sua cidade concede essa isenção.
Um exemplo de cidade que garante a isenção do IPTU para idosos, é a cidade de São Paulo, onde, para ter direito ao benefício da isenção, é preciso se enquadrar nas seguintes regras:
Os idosos brasileiros garantem a gratuidade nos transportes públicos coletivos. Com relação ao transporte interestadual, a lei estabelece que sejam reservadas duas vagas gratuitas para idosos com renda de até dois salários mínimos.
Os idosos podem garantir acesso à meia entrada em shows, teatro, cinema, jogos de futebol entre outros, para isso é simples, basta apresentar um documento oficial com foto.
Os idosos possuem direito a atendimento preferencial, imediato e individualizado nos órgãos públicos e privados.
Os idosos devem receber totalmente de graça medicamentos de uso continuado, assim como próteses e recursos relacionados ao tratamento, reabilitação ou habitação.
Os idosos de baixa renda que não possuem contribuições ao INSS podem ter direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que paga um salário mínimo por mês a quem se encaixa nas regras do benefício.
Para ter direito ao BPC, basta se encaixar em duas regras: ter 65 anos ou mais, ou alguma deficiência, e ter uma renda de até um quarto de salário mínimo por cada integrante do grupo familiar.
Leia também | Quantas pessoas da mesma família podem receber o BPC/LOAS?
Os programas habitacionais garantem prioridade na obtenção de moradia aos idosos, conforme assegura a lei. Além disso, o direito ao limite de reajuste em planos de saúde é mais uma proteção garantida aos idosos do nosso país.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…