Chamadas

Inquilino é obrigado a pintar imóvel antes de devolver as chaves? Conheça a lei

Toda vez que vai encerrar um contrato de aluguel, vem sempre aquela pergunta na sua mente: “sou obrigado a pintar o imóvel antes de entregar as chaves?”

Na verdade, quando você aluga o imóvel, de acordo com a Lei nº 8.245/91 do Inquilinato, deve devolver a casa ou apartamento no estado em que o recebeu, exceto pelo desgaste natural decorrente do uso normal. Ou seja, a pintura só é obrigatória se houver danos além do desgaste natural, como arranhões, furos ou manchas causadas pelo inquilino.

Ao entrar no imóvel, você encontrá-lo em boas condições e você causar danos, deve reparar esses danos antes de devolver as chaves. No entanto, cláusulas contratuais que exigem pintura sem necessidade real são consideradas abusivas e podem ser contestadas judicialmente.

Para não ter problemas, sempre é bom a realização de vistorias detalhadas no início e no fim do contrato, documentando o estado do imóvel com fotos e descrições.

E se o inquilino se recusar a pintar o imóvel e houver danos?

No caso em que haja danos além do desgaste natural, e o inquilino se recusar a pintar, o proprietário pode descontar o custo da pintura do depósito de garantia, se houver um. Caso não haja depósito ou ele não seja suficiente, o proprietário pode buscar ressarcimento através de uma ação judicial.

Os profissionais no ramo imobiliário orientam que a pessoa após a retirada dos móveis verifique se há necessidade de pintar o imóvel. É fundamental realizar essa pintura, removendo os móveis e já negociando previamente com um pintor profissional, que pode ser indicado pela imobiliária.

Leia também | Semana começa com pagamento de R$ 200 para estudantes; como receber

Devolução do depósito de caução

O depósito caução deve ser devolvido ao inquilino ao final do contrato de locação, desde que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido, exceto pelo desgaste natural. 

O valor do depósito caução deve ser corrigido monetariamente. Na maioria das vezes, o depósito caução é feito em uma conta poupança, e os rendimentos da poupança devem ser devolvidos ao inquilino junto com o valor original.

Poderá acontecer descontos, nos casos em que imóvel apresente danos causados pelo inquilino ou pendências financeiras, como contas de água, luz ou aluguel atrasado, o proprietário pode descontar esses valores do depósito caução.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

31 minutos atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

44 minutos atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

51 minutos atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

1 hora atrás

Quer ser contratado rápido? Habilidades nessa tecnologia são fundamentais

Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…

1 hora atrás

Inscrições abertas para cursos gratuitos 100% online de informática

Cursos gratuitos e 100% online são uma maneira fantástica de aprender novas habilidades no seu…

1 hora atrás