Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Insônia pode afetar a saúde do seu coração

A insônia pode ser a companheira noturna de muita gente que passa as noites acordado, ultrapassando o limite de uma simples noite mal dormida

A insônia pode ser a companheira noturna de muita gente que passa as noites acordado, ultrapassando o limite de uma simples noite mal dormida. Esse tempo sem descanso pode perturbar a harmonia do nosso corpo.

É justamente durante o sono da noite que o nosso coração encontra um ritmo tranquilo. Mas isso não acontece para quem sofre de insônia. Para eles, esse ritmo é interrompido. A insônia sobrecarrega o sistema cardiovascular, colocando a saúde do coração em risco. 

Mas como a insônia se relaciona com a saúde do coração?

Quando você não dorme por várias noites, deixando de ter um sono adequado, sua pressão arterial pode elevar e aumentar o ritmo cardíaco. Isso coloca uma carga extra no coração, especialmente quando se torna crônico.

A insônia crônica está associada a um estado de inflamação crônica no corpo. A inflamação é um fator de risco para doenças cardíacas, pois pode danificar as artérias e levar à formação de placas.

Ficar sem dormir por muitas noites pode aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. O estresse crônico pode desencadear problemas cardíacos, como arritmias e angina.

A insônia afeta o metabolismo da glicose, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2. A diabetes, por sua vez, é um fator de risco para doenças cardíacas.

Sem falar, que várias noites em claro, pode desregular o seu sistema imunológico. A insônia compromete a capacidade do corpo de se defender contra infecções, incluindo as que afetam o coração.

Noites sem dormir podem levar a pessoa a ter sintomas de depressão e ansiedade. Essas condições podem afetar negativamente a saúde cardiovascular.

Leia também | Você sabe o que é Botulismo? Conheça melhor essa doença

Dicas para ter um ótima noite de sono

  • Evitar telas uma hora antes de dormir (então o ideal é não levar o celular para o quarto, e nem ter televisão no ambiente);
  • Ter um ambiente escuro e com temperatura agradável;
  • Ter o hábito de dormir no mesmo horário;
  • Evitar cafeína após o almoço;
  • Evitar jantar muito perto da hora de dormir;
  • Evite exercícios intensos próximo à hora de dormir.

Não podemos esquecer que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental. Porém, se a insônia for persistente e estiver prejudicando o seu desempenho no dia a dia, é hora de procurar um médico especialista.

Comentários estão fechados.