INSS / Imagem de Divulgação Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
Visando agilizar os atendimentos para solicitação do benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença) para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social criou o Atestmed.
Com o Atestmed é possível realizar a solicitação do auxílio-doença apenas com o atestado médico, sem precisar passar por perícia médica presencial, o que estiver no seu atestado será analisado pelo sistema.
Confira abaixo sete perguntas sobre o Atestmed do INSS:
O Atestmed é uma análise documental que substitui a perícia médica presencial do INSS. Criada pela Lei 14.441 de 2022, a ferramenta agiliza o andamento dos requerimentos no INSS.
Leia também | Auxílio-doença: Perícia presencial do INSS retorna em alguns casos
No Atetsmed é feita a análise documental, o sistema avalia se o período informado no documento condiz com a enfermidade apresentada, os dados do médico, do paciente, cadastro no INSS e se tudo estiver em conformidade, o auxílio-doença é liberado.
É preciso anexar ao seu requerimento um atestado médico ou odontológico que indique necessidade de afastamento das atividades habituais. O documento deve ter sido emitido há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento.
Para solicitar seu auxílio-doença com atestado médico, basta meu.inss.gov.br ou o aplicativo “Meu INSS”, nessas plataformas é possível anexar os documentos médicos ou odontológicos que provam necessidade de afastamento das atividades habituais.
Sim, você pode solicitar seu auxílio-doença por meio do Atestmed em, pelos menos, 2,6 mil agências dos correios espalhadas pelo Brasil. Clique aqui e saiba mais informações.
Leia também | Benefícios do INSS podem ser suspensos automaticamente, saiba o que muda
Não. Todos os documentos, tanto comprobatórios como complementares, serão submetidos à Perícia Médica Federal, que vai analisar toda documentação enviada, se tudo estiver correto, aí o benefício é liberado.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…