INSS: como simular sua aposentadoria
A reforma provocou mudanças nas regras. E é justamente essa mudança que o segurado precisa ficar atento para não cometer o erro de entrar com o processo antes da hora e acabar recebendo um benefício menor
Um dos benefícios mais desejados pelos trabalhadores é a aposentadoria concedida pelo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Porém, após a Reforma da Previdência de 2019, muitas pessoas começaram a ter dúvidas em relação ao tempo certo para solicitar o benefício.
A reforma provocou mudanças nas regras. E é justamente essa mudança que o segurado precisa ficar atento para não cometer o erro de entrar com o processo antes da hora e acabar recebendo um benefício menor.
Para o trabalhador não cometer erros, o governo oferece algumas ferramentas que podem ajudar a ter uma ideia de quanto receberá de benefício no futuro. Embora não devam ser usadas isoladamente, elas são ótimas para dar uma ideia geral das condições e simular o valor das parcelas.
O serviço ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).
A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.
O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.
Como simular a aposentadoria
Qualquer pessoa pode usar esse serviço do INSS. Ele está disponível no site Meu INSS. Todas as funcionalidades do portal também estão disponíveis no aplicativo de mesmo nome.
Para você ter acesso a calculadora precisa primeiro criar uma conta no portal Gov.br. Feito isso, é só seguir as instruções abaixo para simular a aposentadoria:
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Digite o CPF e toque em “Continuar”;
- Informa a senha e clique em “Entrar”;
- Escolha a opção “Simular Aposentadoria” e informe os dados solicitados;
- Confira quanto tempo falta para se aposentar por tempo de serviço e por idade.
Ao simular a aposentadoria por tempo de serviço, o sistema considera todas as regras de transição criadas pela reforma de 2019, já atualizadas para 2023. O simulador apresenta dados detalhados sobre o tempo de contribuição passado e o período restante para conquistar o benefício.
Leia também | Como economizar no supermercado: veja 8 dicas práticas para seguir
Quanto tempo leva?
O atendimento é imediato. Todas as informações são adicionadas ao tempo estimado. O INSS não cobra nada pelo serviço, ou seja, é gratuito para o cidadão.
Caso você tenha dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento, telefone 135.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.