Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

INSS: Conheça as regras para se aposentar em 2024

O trabalhador com carteira assinada tem direito a aposentadoria, por isso ele precisa conhecer as regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

O trabalhador com carteira assinada tem direito a aposentadoria, por isso ele precisa conhecer as regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Principalmente após as mudanças que aconteceram com a Reforma da Previdência em 2017.

O trabalhador que desejar se aposentar em 2024, deverá ficar atento às regras da idade mínima progressiva. As mulheres para solicitar o benefício precisam ter  a idade de 58 anos e 6 meses de idade e ter uma contribuição de pelo menos 30 anos.

 Já os homens precisam estar com a idade de  63 anos e 6 meses de idade e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 35 anos. 

Regra de pontos

Na regra de pontos é preciso levar em conta a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2024, a regra diz que as mulheres devem  chegar a 91 pontos e os homens a  101 pontos. 

Aposentadoria por idade

Para solicitar a aposentadoria por idade em 2024, as mulheres devem ter 62 anos de idade e ter uma contribuição de 15 anos. Já os homens devem ter a idade mínima de 65 anos e ter uma contribuição de 20 anos. 

Pedágio de 50%

 Para quem estava prestes a se aposentar em 2019, é necessário cumprir um “pedágio” equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.

Para ter direito a aposentadoria de pedágio de 50%, é necessário ter cumprido, até 13 de novembro de 2019, os seguintes requisitos: as mulheres deveriam ter pelo menos 28 anos de contribuição, e os homens pelo menos 33 anos de contribuição.

Pedágio de 100%

 Exige que o trabalhador cumpra o dobro do tempo que faltava para se aposentar na data da reforma.

A regra do pedágio de 100% é uma regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição. Essa regra permite o recebimento de uma aposentadoria com valor equivalente a 100% da média dos seus salários de contribuição.

A modalidade exige que o trabalhador cumpra integralmente o tempo de contribuição pendente para se aposentar. Neste método, a vantagem está no valor do benefício, que pode ser maior do que o pedágio de 50%.

Essas regras de transição foram criadas para facilitar a adaptação às novas exigências da reforma da Previdência. 

Leia também | Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?

Como calcular a pontuação?

Para calcular sua pontuação para aposentadoria pelo INSS, você precisa somar sua idade ao tempo de contribuição. A pontuação mínima exigida varia conforme o gênero e o ano. 

Neste caso, faça uma simulação pelo o INSS:

Simulação no computador

  • Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;
  • Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”
  • Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor

Simulação no celular

  • Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
  • Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma
  • Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”
  • Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor
  • Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita). Para salvar o documento com todos esses dados clique em “Baixar PDF”.

Comentários estão fechados.