Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

INSS GARANTE benefício de um salário mínimo para crianças e adolescentes

Conheça o benefício do INSS que paga um salário mínimo para as crianças e adolescentes e fique por dentro também de todos os requisitos

Muita gente conhece o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pelo pagamento de suas aposentadorias ou pensões, como é o caso da pensão por morte, logo, geralmente o órgão é associado a pessoas mais velhas.

Contudo, o que muita gente não sabe é que o próprio INSS também concede um benefício no valor de um salário mínimo para crianças e adolescentes.

Assim como qualquer outro benefício concedido pelo INSS, não é qualquer pessoa que pode receber este benefício. No caso, o Instituto libera o benefício para crianças e adolescentes de qualquer idade que possuam algum tipo de deficiência.

O benefício em questão se trata do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é outro benefício pago pelo INSS e associado a idosos, afinal o benefício é concedido tanto para idosos com 65 anos ou mais, como para pessoas com deficiência de qualquer idade, o que inclui as crianças.

Benefício para crianças e adolescentes

O BPC paga um salário mínimo por mês para crianças e adolescentes que se enquadrem nos seguintes requisitos:

  • Criança ou adolescente com algum tipo de deficiência, cujo através da deficiência o mesmo não consiga prover suas necessidades;
  • As famílias obrigatoriamente devem ser de baixa renda, ou seja, ter uma renda mensal familiar de até 1/4 de salário mínimo por membro do grupo.

É importante lembrar que existem algumas situações em que os critérios da renda podem ser aumentados, chegando até mesmo meio salário mínimo por cada pessoa do grupo familiar.

Para saber o valor da renda de cada membro da família é simples, basta pegar a renda de todos que trabalham na família e dividir pelo número de integrantes.

Para solicitar o BPC para crianças e adolescentes, será avaliado:

  • O grau de deficiência da criança ou adolescente;
  • O que a deficiência deste jovem pode causar na sua rotina;
  • Assim como será avaliado o impacto dos gastos da família em decorrência da deficiência.

Nota! As crianças e adolescentes deverão passar por uma perícia médica realizada pelo INSS para que se comprove a deficiência, logo tenha em mãos, laudos médicos, exames, receitas médicas e tudo mais que ajude a comprovar a situação e lembre-se, leve os documentos sempre atualizados!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.