O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vive uma verdadeira maratona para acabar com as famosas filas do INSS para a concessão de algum benefício. Um dos mais procurados é o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
Para facilitar a vida dessas pessoas, o INSS decidiu liberar a concessão do auxílio-doença de forma remota, sem precisar solicitar a perícia médica presencial.
O trabalhador com carteira assinada que tiver incapacitado de trabalhar de forma temporária, podem pedir o auxílio-doença. A solicitação pode ser feita por meio da Central de Atendimento 135 (que vai encaminhar a pessoa para uma agência da Previdência Social (APS) ou para o aplicativo Meu INSS.
Para que você faça o pedido pela internet, deverá ter todos os documentos em mãos, já que haverá uma análise documental por meio do sistema Atestmed (que a princípio não exige perícia médica). Qualquer pessoa com carteira assinada pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada.
Leia também | 10 maneiras rápidas de ganhar dinheiro até o fim do ano
O segurado deve ficar atento, pois o INSS não aceita documentação com rasuras e inelegíveis. Deverá conter as informações exigidas como:
Fique ligado: em alguns casos quando o pedido é feito de forma on-line, pode acontecer do INSS precisar de outras informações. Neste caso, o trabalhador poderá ser chamado para perícia médica presencial.
Nos casos dos pedidos feitos pela internet estarem corretos, o benefício será liberado em até 15 dias após a solicitação.
O segurado que for convocado para comparecer a uma agência do INSS no dia determinado, e não puder comparecer, poderá enviar um representante. Uma perícia externa pode ser solicitada no local indicado na declaração médica, onde o trabalhador que pediu o benefício estará.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…