Existem algumas ações que podem fazer um beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ter a sua aposentadoria cancelada ou suspensa pelo órgão, é importante se atentar às regras para não deixar de receber.
Os segurados devem conhecer todas as regras da previdência para manter os seus benefícios, pois algumas ações podem ocasionar o bloqueio dos pagamentos. Na maioria das vezes os benefícios são suspensos temporariamente e podem ser liberados.
Confira abaixo o que pode cancelar a sua aposentadoria do INSS:
O aposentado por invalidez não pode voltar a trabalhar formalmente, caso isso aconteça o benefício pode ser cancelado. Isso ocorre, pois a aposentadoria por invalidez é paga para quem não está apto a trabalhar. Retornar ao mercado formal indica que você tem condições de trabalho.
Leia também | INSS vai pagar o 13º salário para novos aposentados e pensionistas em novembro
A aposentadoria especial do INSS é concedida ao trabalhador que atuou exposto a agentes nocivos à saúde. Portanto, esse profissional pode retornar ao mercado de trabalho, mas somente em funções onde ele não seja novamente exposto à insalubridade ou à periculosidade.
Caso o aposentado por invalidez seja chamado para a perícia médica, ele deve obrigatoriamente comparecer, se ele quiser manter o benefício. O não comparecimento ocasiona a suspensão dos pagamentos.
Segundo o INSS existe um prazo para os aposentados realizarem o saque do benefício, ele deve ser feito em até 2 meses. Se as aposentadorias não forem sacadas em até 60 dias após a data do seu pagamento, elas são devolvidas pelo banco ao INSS.
Leia também | Fila do INSS fica com quase 1,8 milhão de pessoas em setembro
Caso o aposentado não realize a prova de vida, ele pode ter seu benefício suspenso. Por este motivo é importante realizar o procedimento, que é rápido, fácil e ajuda os aposentados a manterem seus direitos e evitarem fraudes.
Em 2024 quem não realizar a prova de vida não terá a aposentadoria do INSS suspensa, por conta da Portaria MPS n.º 723, de 8 de março de 2024, do Ministério da Previdência Social:
Parágrafo único. Fica suspenso, até 31 de dezembro de 2024, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida, previsto no inciso V do § 8º, do art. 69, da Lei n.º 8.212, de 24 de julho de 1991.
Para você que deseja entrar no mercado de trabalho precisa fazer uma boa escolha para…
Se tem uma coisa que os brasileiros amam é tomar um bom banho. Mas será…
Os empreendedores também podem se aposentar! Para isso, os empresários terão que contribuir junto a…
Existem alguns locais no Brasil que possuem um tamanho impressionante, sendo maiores do que cidades…
Os Correios deu início a um programa que possibilita a renegociação de dívidas. Oferece vantagens…
A manifestação é uma prática que envolve a crença de que podemos atrair para nossas…