INSS: Veja quanto tempo falta para você se aposentar
As regras de aposentadoria no Brasil passaram por diversas mudanças nos últimos anos, o que pode gerar dúvidas sobre os requisitos necessários para se aposentar
Em um certo momento da vida, os trabalhadores começam a querer saber o tempo que falta para se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As regras de aposentadoria no Brasil passaram por diversas mudanças nos últimos anos, o que pode gerar dúvidas sobre os requisitos necessários para ter direito ao benefício.
A reforma da Previdência promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. A idade mínima para a aposentadoria varia de acordo com a regra escolhida e o sexo do segurado.
Lembrando que o número de anos trabalhados e contribuídos para o INSS é um fator fundamental para ter direito a aposentadoria. Por isso, você precisa ficar atento às regras para saber se já pode solicitar a aposentadoria.
Regra da Idade Mínima
Para as mulheres se aposentarem pela regra de transição, precisam comprovar a idade de 59 anos e ter contribuído junto ao INSS por 30 anos. Para os homens, a idade mínima será de 64 anos, com 35 anos de tempo de contribuição
O ajuste da idade será feito na aposentadoria por tempo de contribuição – transição por idade, que a cada ano acrescenta 6 meses até atingir a idade de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem.
Regra de Pontos
Em 2025, para se aposentar pela regra de transição por pontos, é necessário atingir uma pontuação mínima:
- Homens: 102 pontos
- Mulheres: 92 pontos
De acordo com a regra, a pontuação é calculada somando a idade do segurado com o tempo de contribuição. Para as mulheres, o somatório da idade e do tempo de contribuição deverá atingir 92 pontos, com uma contribuição de pelo menos 30 anos. Para os homens, o requisito será de 102 pontos, com no mínimo 35 anos de contribuição.
Regras Específicas para Professores no RGPS: Entendendo as Alterações da Reforma da Previdência
A aposentadoria dos professores sempre contou com regras diferenciadas em relação a outras profissões, em reconhecimento à natureza específica do trabalho docente. No entanto, a Reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças significativas para essas regras.
Por exemplo, a professora para se aposentar em 2025 precisará ter 54 anos de idade e ao menos 25 anos de contribuição em atividades de magistério. Já o professor deverá estar com a idade de 59 anos e ter um tempo mínimo de contribuição de pelo menos 30 anos.
Regra de Pontos:
Para as professores com atuação na educação infantil, ensino fundamental ou médio, para se aposentarem em 2025, deverá ter atingido a seguinte pontuação:
- Professores: 97 pontos
- Professoras: 87 pontos
Leia também | Brasil está no Top 10 dos países mais amigáveis do mundo. Confira
Principais mudanças para quem começou a trabalhar após a reforma
Tanto homens quanto mulheres precisam atingir uma idade mínima para se aposentar. Essa idade vem aumentando gradualmente e, em 2031, será de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
Além da idade mínima, é exigido um tempo mínimo de contribuição. Para homens, são 35 anos e, para mulheres, 30 anos.
Quem começou a trabalhar após a reforma terá que esperar mais tempo para se aposentar em comparação com aqueles que já estavam próximos da aposentadoria quando a reforma foi aprovada.
Comentários estão fechados.