A Irlanda está recrutando trabalhadores estrangeiros de diversos países para enfrentar as lacunas de escassez de mão de obra enfrentada por lá. Somente no ano passado, quase 10 mil autorizações de emprego foram emitidas para indianos, e mais de 20 mil autorizações para estrangeiros no geral, inclusive brasileiros.
A autorização de trabalho foi distribuída em diversas áreas, como saúde, trabalho social, acomodação, alimentação, atividades financeira, agricultura, tecnologia, silvicultura, comunicação entre outros.
Segundo dados de um levantamento da ManPowerGroup, embora as empresas estejam se esforçando ativamente para contratar, 81% dos empregadores da Irlanda estão enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados.
Dessa forma, os empregadores estão tomando medidas para aliviar a escassez de trabalhadores através de diversas iniciativas, como programas de desenvolvimento de habilidades. Além disso, o próprio governo está ansioso para abordar esse tema para atrair mais trabalhadores estrangeiros.
Resumindo a história: agora é o momento exato para trabalhadores estrangeiros (inclusive brasileiros) procurarem emprego na Irlanda.
A National Skills Bulletin é a publicação anual realizada pela Unidade de Pesquisa de Habilidades e Mercado de Trabalho da SOLAS. Na publicação é possível encontrar informações sobre as principais habilidades e ocupações procuradas na Irlanda.
Com base no último Boletim Nacional de Habilidades, as principais ocupações com escassez de mão de obra são as seguintes:
Leia também | Os 7 países mais fáceis para brasileiros conseguirem emprego
Segundo dados do Departamento de Imigração da Irlanda, para trabalhar na Irlanda, os brasileiros devem possuir uma autorização de trabalho válida no território irlandês de um empregador irlandês para então solicitar o visto de trabalho no país, o Stamp 1.
Para conseguir o visto de trabalho, será preciso ter em mãos os seguintes documentos:
Passaporte válido
Carta de oferta de emprego que se encaixa nos requisitos do visto de trabalho;
Comprovante de qualificações, como certificações, diplomas, histórico escolar, etc.;
Declaração de que não possuí antecedentes criminais caso seja solicitado.
Assim, é possível realizar o processo de autorização através do Departamento de Negócios, Empresa e Inovação, onde o empregador e o possível empregado se inscrevem através de um formulário para submeter a documentação solicitada e pagar posteriormente a taxa de visto para Irlanda.
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…
Algumas profissões são simplesmente assustadoras, mas a maioria da população não conhece o que esses…