Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Isolamento social: saiba como isso pode te prejudicar

Entenda como o isolamento social pode afetar a sua saúde física e mental. Confira a opinião de especialistas e reveja seus hábitos.

O isolamento social pode piorar muito sua vida, sua saúde física e mental são afetadas quando você não convive em grupo. Os humanos são seres sociáveis, se afastar pode prejudicar sua vida.

Alguma experiência ruim pode te afastar do convívio com outras pessoas, mas você deve lutar contra isso e integrar algum grupo, pelo bem da sua saúde. Festas em família, confraternizações, muitas vezes pode parecer a melhor opção se afastar.

O Isolamento Social pode ocasionar diversas doenças, afetando diretamente seu psicológico e afetando a sua vida.

Causas do Isolamento Social

Não faltam evidências científicas para comprovar a ligação entre o isolamento com problemas de saúde. Em 2019, um estudo publicado na PLOS One, mostrou que o isolamento social está ligado à inatividade física, má alimentação e uso de medicamentos psicotrópicos.

“O isolamento social pode ser menos prevalente em idades mais jovens, mas é ainda mais fortemente associado a más condições de saúde e comportamentos do que em idades mais avançadas”, como mostra a pesquisa divulgada pela CNN.

Leia+: 10 práticas simples de saúde mental para estudantes

Se isolar não é a melhor opção se você cogita viver uma vida feliz e saudável, se possível, busque ajuda de um profissional da saúde mental, como um psicólogo, por exemplo. Ele vai te ajudar a entender melhor seus problemas.

A solidão causa doenças

Segundo pesquisas, se isolar deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças, além de causar diversos males para quem está afastado do convívio em grupo

Pessoas que sofrem com o isolamento social tem mais chances desenvolver: 

  • Doenças físicas: como hipertensão, doenças cardíacas, obesidade, sistema imunitário enfraquecido.
  • Doenças mentais: ansiedade, depressão, declínio cognitivo, doença de Alzheimer e até a morte, segundo o Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos. 

Indivíduos mais velhos estão mais expostos aos efeitos negativos do isolamento social, entretanto, isso não significa que as pessoas jovens estão livres. A convivência em grupo pode te ajudar a entender melhor as diferenças nas pessoas, a ser mais tolerante, além de ser bom para sua saúde.

Para evitar o isolamento se pode “fazer coisas de que gosta. Pode ser ouvir música, dar uma caminhada, fazer voluntariado, encontrar um papel ativo dentro da comunidade em que a pessoa está inserida”, aponta a psicóloga Ana Valente, em entrevista a CNN.

Comentários estão fechados.