Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Li-Fi, conheça a tecnologia que pode substituir o Wi-Fi da sua casa

Uma nova tecnologia pode ganhar espaço do popular Wi-Fi que já existe a alguns anos. O sistema promete ser muito mais rápido

Atualmente encontrar algum lugar que não possua uma rede Wi-Fi é uma tarefa bem difícil, isso porque a maioria das residências, estabelecimentos e empresas dependem dessa tecnologia. O Wi-Fi — Wireless Fidelity — é uma tecnologia de conexão sem fio que conecta aparelhos e outros dispositivos a roteadores de acesso à internet.

Podemos dizer que o Wi-Fi acaba se tornando uma tecnologia fundamental para os dias de hoje. No entanto, apesar de ser algo fundamental, pode não ser a tecnologia definitiva ao qual vamos utilizar. Isso porque esse sistema está prestes a encontrar um novo concorrente, chamado de Li-Fi.

O Li-Fi é uma tecnologia com luz emitida por uma lâmpada que promete entregar dados em velocidade maior do que o Wi-Fi, e maior até mesmo que o proprio 5G, que está começando a ser implementado no Brasil.

Como funciona o Li-Fi

O Li-Fi é um tipo de rede em estudo desde a década passada, que recentemente adotou o padrão 802.11bb. Ao contrário do Wi-Fi, que utiliza ondas de rádio, o Li-Fi utiliza luz como meio de transmissão. Essa tecnologia promete ser ainda mais rápida que o 5G, que já é considerado rápido.

Uma das vantagens do Li-Fi é que a conexão pode ser limitada a um único cômodo, o que protege o acesso à rede, pois a luz não atravessa paredes, portas ou cortinas, como acontece com o Wi-Fi.

O funcionamento do Li-Fi depende de uma lâmpada de LED, que modula a iluminação em uma frequência imperceptível aos nossos olhos.

As redes Wi-Fi utilizam ondas de rádio em frequências específicas, mas que estão fora do espectro visível para os seres humanos. Isso proporciona o conforto de não causar incômodo nem interferir em nada na casa, além de ter um alcance superior ao atravessar paredes com facilidade.

No entanto, existe outra forma de transmitir dados, utilizando a luz. Embora essa tecnologia perca a capacidade de atravessar paredes e alcançar outros cômodos, o novo padrão estabelecido para ela, o código 802.11bb, promete algo importante: velocidade.

O IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), uma associação internacional responsável pela regulamentação do Wi-Fi, assinou o documento sobre essa tecnologia.

Sua limitação está atrelada a maior segurança

A segurança oferecida pelo Li-Fi reside exatamente na sua incapacidade de transmitir dados através de objetos opacos, como paredes, portas e cortinas. Isso significa que as informações podem ser mantidas dentro de um espaço fechado, como um quarto ou uma casa, aproveitando o sistema de iluminação existente.

Além disso, as fontes de luz do Li-Fi podem estar localizadas em diferentes pontos, como no teto e em abajures, permitindo uma cobertura ampla dentro do ambiente.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.