Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Liberado valor e datas de pagamento do 14º salário do INSS

O 14º salário do INSS, ganhou algumas importantes definições acerca das datas de liberação e o valor do benefício

Esperado por milhares de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o 14º salário acabou de ganhar algumas respostas para as principais dúvidas de quem está buscando ainda mais informações quanto a liberação do abono aos aposentados e pensionistas.

Divulgado valor e datas de pagamento

O 14º salário está sendo debatido na Câmara dos Deputados através do Projeto de Lei 4.367/2020, onde, é solicitado que o 13º salário seja dobrado no final do ano, instituindo, na prática a criação do 14º salário.

Como o texto foi elaborado no ano passado, o pedido de pagamento do benefício é para os anos de 2020 e 2021, no entanto, como o projeto vem avançando somente agora, o pagamento do abono ficará para os anos de 2022 e 2023.

Assim, com a recente aprovação da Comissão de Finanças e Tributação na última semana ficou definido os seguintes pontos:

  • Pagamento do 14º salário referente a 2020 em março de 2022;
  • Pagamento do 14º salário referente a 2021 em março de 2023.

A novidade além de instituí as datas aos quais o benefício deverá ser liberado, também define o valor do abono, que será de até dois salários mínimos.

Logo, os segurados que ganham um benefício com valor superior a dois salários mínimos deverão se contar em receber dois salários e não o valor do seu benefício dobrado.

Quem terá direito ao 14º salário

O 14º salário do INSS será destinado aos segurados que recebem os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria (todas);
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Vale ressaltar que pode haver mudanças até a aprovação definitiva e que pode ser alterado essas informações citadas acima.

Até o momento estamos aguardando uma data a ser definida para a reunião na última comissão da câmara dos deputados, bem como posteriormente irá para o senado e por fim deverá passar pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.