Chamadas

LULA fica insatisfeito com AUMENTO e propõe NOVA mudança no SALÁRIO MÍNIMO

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou para o Congresso Nacional uma proposta que prevê a criação de uma política nacional para a valorização do salário mínimo. A medida em questão trata da proposição de uma regra que, caso aprovada, deverá ser seguida nos próximos governos.

O projeto enviado por Lula ao Congresso, tem como objetivo exigir reajustes anuais reais para a população, ou seja, reajuste que não seja apenas para compensar a inflação, como também garantir ganhos acima disso para os brasileiros.

Embora o texto já esteja de posse dos parlamentares do Congresso, a íntegra da medida ainda não foi oficialmente divulgada para a imprensa ou público em geral, entretanto, já foi confirmado por edição extra do Diário Oficial da União publicado na última sexta (05/05).

Valorização do salário mínimo

Mesmo que o governo ainda não tenha divulgado o teor do documento, Luiz Marinho, ministro do Trabalho, veio a público para antecipar como será o desenho da nova política de valorização do salário mínimo.

Conforme informado por Marinho, a ideia é que o governo utilize o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador esse usado para medir os níveis de inflação do país mais o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores, para definir o novo valor do salário mínimo.

Para os trabalhadores, a nova política de valorização do salário garantirá anualmente um reajuste da remuneração com ganhos reais, mesmo que novos governos futuros entrem para a gestão do país.

O padrão que o governo federal quer utilizar não é novo, isso porque, já era uma medida adotada pelo país até 2019, quando em 2020, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, mudou a regra de cálculo estabelecendo o reajuste do salário com base apenas na inflação.

Apesar de trazer uma nova política de valorização do salário, a medida ainda parece não agradar muitos parlamentares que buscam novas alternativas para garantir que o dinheiro dos brasileiros consiga de fato arcar com os custos daquilo que é previsto.

Isso porque, com base no que é definido pela Constituição Federal, o salário mínimo deve preservar o poder de compra e as necessidades básicas para a sobrevivência do cidadão e de sua família, o que incluí:

  • Moradia
  • Alimentação
  • Educação
  • Saúde
  • Lazer
  • Vestuário
  • Higiene
  • Transporte
  • Previdência Social.
Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

8 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

10 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

12 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

12 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

13 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

13 horas atrás