Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

LULA fica insatisfeito com AUMENTO e propõe NOVA mudança no SALÁRIO MÍNIMO

O presidente Lula quer garantir que todos os anos os brasileiros possam ter a correção do salário mínimo com ganhos reais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou para o Congresso Nacional uma proposta que prevê a criação de uma política nacional para a valorização do salário mínimo. A medida em questão trata da proposição de uma regra que, caso aprovada, deverá ser seguida nos próximos governos.

O projeto enviado por Lula ao Congresso, tem como objetivo exigir reajustes anuais reais para a população, ou seja, reajuste que não seja apenas para compensar a inflação, como também garantir ganhos acima disso para os brasileiros.

Embora o texto já esteja de posse dos parlamentares do Congresso, a íntegra da medida ainda não foi oficialmente divulgada para a imprensa ou público em geral, entretanto, já foi confirmado por edição extra do Diário Oficial da União publicado na última sexta (05/05).

Valorização do salário mínimo

Mesmo que o governo ainda não tenha divulgado o teor do documento, Luiz Marinho, ministro do Trabalho, veio a público para antecipar como será o desenho da nova política de valorização do salário mínimo.

Conforme informado por Marinho, a ideia é que o governo utilize o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador esse usado para medir os níveis de inflação do país mais o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores, para definir o novo valor do salário mínimo.

Para os trabalhadores, a nova política de valorização do salário garantirá anualmente um reajuste da remuneração com ganhos reais, mesmo que novos governos futuros entrem para a gestão do país.

O padrão que o governo federal quer utilizar não é novo, isso porque, já era uma medida adotada pelo país até 2019, quando em 2020, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, mudou a regra de cálculo estabelecendo o reajuste do salário com base apenas na inflação.

Apesar de trazer uma nova política de valorização do salário, a medida ainda parece não agradar muitos parlamentares que buscam novas alternativas para garantir que o dinheiro dos brasileiros consiga de fato arcar com os custos daquilo que é previsto.

Isso porque, com base no que é definido pela Constituição Federal, o salário mínimo deve preservar o poder de compra e as necessidades básicas para a sobrevivência do cidadão e de sua família, o que incluí:

  • Moradia
  • Alimentação
  • Educação
  • Saúde
  • Lazer
  • Vestuário
  • Higiene
  • Transporte
  • Previdência Social. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.