Chamadas

Macarrão instantâneo faz mal à saúde?

O macarrão instantâneo é um dos alimentos mais vendidos no Brasil, devido ao seu preço baixo. Aqui, é mais conhecido como miojo. Embora possa ser consumido por todas as classes, será que ele faz bem à nossa saúde?

De acordo com os nutricionistas, um dos grandes problemas do macarrão instantâneo é o alto teor de sódio. Um único pacote pode conter mais da metade da quantidade diária recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), elevando a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares.

A maioria dos macarrões instantâneos contém gorduras saturadas, que aumentam o colesterol ruim (LDL) e contribuem para doenças cardíacas e obesidade. O alimento é pobre em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino e para a saciedade. O consumo exagerado pode causar constipação e outros problemas digestivos.

É um alimento ultraprocessado, rico em conservantes, corantes e outros aditivos químicos que podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo. Apesar de ser rico em calorias, o macarrão instantâneo oferece pouca quantidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o organismo.

Consumo moderado

O segredo para você evitar os efeitos negativos do macarrão instantâneo é consumi-lo com moderação. Uma dieta equilibrada e rica em alimentos frescos deve ser a base da sua alimentação.

O melhor a fazer é substituir o sachê de tempero por ervas frescas e especiarias, controlando o consumo de sal. Adicione legumes, verduras e proteínas magras ao seu macarrão instantâneo para aumentar o valor nutricional da refeição.

Experimente outras opções de macarrão instantâneo com menor teor de sódio e gorduras, ou explore receitas caseiras de macarrão para um preparo mais saudável.

Opte por um consumo moderado e consciente, buscando alternativas mais nutritivas para saciar sua fome sem comprometer seu bem-estar.

Leia também | Quais são os benefícios nutricionais da azeitona?

A origem do macarrão instantâneo

O macarrão instantâneo, presente em cozinhas e despensas ao redor do mundo, possui uma história intrigante que remonta ao Japão do pós-guerra. O inventor do alimento foi Momofuku Ando.

Em 1958, Momofuku Ando, um empresário japonês, testemunhou a devastação e a fome que assolavam o país após a Segunda Guerra Mundial. Inspirado pela necessidade de uma solução alimentar rápida e nutritiva, ele se dedicou a desenvolver um novo tipo de macarrão.

Após meses de experimentação, Ando finalmente criou o “Chicken Ramen”, o primeiro macarrão instantâneo do mundo. O produto consistia em macarrão pré-cozido e desidratado, acondicionado em um pacote com temperos em pó. O preparo era simples e rápido, bastando adicionar água quente e esperar alguns minutos.

O “Chicken Ramen” foi um sucesso imediato no Japão, conquistando o público pela praticidade e sabor. A partir da década de 1960, o produto começou a ser exportado para outros países, rapidamente se tornando um ícone da culinária global.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

16 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 dias atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

4 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

7 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás