Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Maquinista de trem: Aprenda como se tornar um!

Conheça mais sobre a profissão de um maquinista de trem e aprenda como você pode se tornar um. Tire as suas dúvidas!

Existem muitas dúvidas sobre uma profissão tão comum no dia a dia do trabalhador brasileiro, o maquinista de trem. Diversas pessoas possuem dúvidas sobre como se tornar um maquinista e como essa profissão funciona.

Segundo sites especializados, o salário do condutor de um trem pode variar entre 3 a 5 mil reais, mais os benefícios, que podem ser atrativos. Tudo depende do estado e da empresa contratante.

No artigo de hoje explicaremos mais sobre a profissão de um maquinista de trem e como você pode se tornar um.

O que é esperado de um maquinista?

Além de ser o condutor é preciso cumprir outras funções, segundo o Senai, um maquinista de trem também precisa: 

  • Monitorar equipamentos de bordo e movimentar os veículos na modalidade manual, automática ou semiautomática. 
  • Inspecionar e vistoriar o trem, com objetivo de encontrar possíveis avarias.
  • Saber corrigir, quando necessário, pequenas falhas nas vias e nos veículos ferroviários sob sua responsabilidade, seguindo os procedimentos técnicos.

Leia também | Veja 7 opções de trabalho para um motorista no Brasil

Onde trabalhar?

Um maquinista de trem não trabalha somente no trem convencional, ele também pode trabalhar com transporte de caga ou com VLT. Um maquinista pode conduzir trens elétricos, conhecidos como Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), sendo normais no transporte público de alguns locais

Um condutor de trem pode trabalhar em empresas de mineração, transporte de cargas e empresas que transportam passageiros em um mesmo município ou em trajetos intermunicipais.

Leia também | Como um motorista de aplicativo pode contribuir com o INSS?

Como se tornar um maquinista de trem?

Para se tornar maquinista de trem será preciso realizar um curso profissionalizante no setor ferroviário, procure no site das empresas ferroviárias do seu estado, e verifique se existe alguma indicação.

Algumas empresas oferecem cursos gratuitos, mas com vagas limitadas. Você precisará ser aprovado no curso para obter sua licença, além disso, o ensino médio é um dos requisitos para ser condutor de trem.

Após você cumprir os requisitos, será preciso passar no processo seletivo das empresas ferroviárias, que pode ser um pouco rigoroso e demorado em alguns casos.

Comentários estão fechados.