Chamadas

Marte pode ter abrigado vida milhões de anos antes da Terra, diz estudo

Existe um mistério que tentamos resolver. Saber se existe vida em outros planetas? Será que somente na Terra há habitantes? Parece um pensamento egoísta achar que o universo é só nosso! Agora uma pesquisa recente reacende essa dúvida. O estudo sugere que Marte pode ter abrigado vida bilhões de anos antes da Terra. Os pesquisadores analisaram rochas marcianas e encontraram evidências de que Marte tinha um ambiente quente e úmido há cerca de 4 bilhões de anos, o que poderia ter permitido a formação de vida.

A descoberta de antigos leitos de rios, deltas e até mesmo oceanos sugere que Marte já teve água líquida em sua superfície, algo importante para a vida como a conhecemos. Para a descoberta disto, pesquisadores avaliaram os grãos de zircão mineral extraídos de um meteorito marciano conhecido como Beleza Negra.

A possibilidade de que a vida tenha surgido em Marte antes da Terra levanta questões intrigantes sobre a origem e a evolução da vida no universo.

No entanto, ainda é um desafio científico saber se realmente houve ou há vida no planeta vermelho.

Leia também | Austrália quer proibir redes sociais para menores de 16 anos

O planeta

Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar, atrás apenas de Mercúrio. Batizado em homenagem à divindade romana da guerra, muitas vezes é descrito como o “Planeta Vermelho”, porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

O planeta rochoso tem uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra.

O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra, assim como é a inclinação que produz as suas estações do ano. Essa característica já fez o mundo pensar que poderemos um dia viajar para Marte e passar uns dias por lá.

Marte tem aproximadamente metade do diâmetro da Terra. Ele é menos denso do que a Terra, tendo cerca de 15% do seu volume e 11% de sua massa, resultando em uma aceleração da gravidade na superfície que é cerca de 38% da que se observa na Terra.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Estudo revela a hora que você tem mais criatividade e pode ter 1 grande ideia

Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…

3 horas atrás

Pesquisa revela qual é o salário ideal para morar sozinho no Brasil

Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…

4 horas atrás

Dia 29 é dia de muitos golpes financeiros: como se proteger

Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…

4 horas atrás

Quase esquecida, profissão tradicional e antiga volta e paga R$ 10 mil

Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…

5 horas atrás

8 profissões assustadoras que poucas pessoas conhecem

Algumas profissões são simplesmente assustadoras, mas a maioria da população não conhece o que esses…

6 horas atrás

Os 10 esportes mais populares do mundo

Os esportes mais populares do mundo são extremamente importantes para as pessoas de muitas maneiras,…

6 horas atrás