Menor país do mundo: Conheça a nação menor que um bairro
O menor país do mundo é tão pequeno que fica localizado dentro de uma cidade, o território desta pequena nação é menor que muitos bairros.
O menor país do mundo é tão pequeno que fica localizado dentro de uma cidade, o território desta pequena nação é menor que muitos municípios e até mesmo bairros brasileiros, mas é considerada uma cidade-estado.
O Vaticano é o menor país do mundo, sendo tão pequeno que fica localizado dentro de outro país, a Itália, na região de Lazio, mais especificamente no centro da cidade de Roma, capital do país europeu.
Acompanhe os próximos tópicos e conheça mais sobre o Vaticano e entenda como funciona a cidade-estado localizada na Europa.
Como o menor país do mundo surgiu?
O governo do Vaticano, declara que o país foi criado Tratado de Latrão, realizado entre a Igreja Católica e o Reino da Itália no ano de 1929, tornando possível a existência do Vaticano. Esta pequena nação é um órgão soberano de direito público internacional, distinto da Igreja, reconhecido por todos os países.
Leia também | Saiba qual é o país com as pessoas mais altas do mundo
País com menos habitantes
Além de ser o menor país do mundo, o Vaticano é a nação com menos habitantes no planeta, tendo aproximadamente 800 habitantes. Muitos bairros brasileiros possuem mais habitantes, o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, possui mais de 161 mil habitantes, por exemplo.
A relação da Igreja e do menor país do mundo
Mesmo Igreja e Vaticano sendo órgãos diferentes, a pequena nação é sede da Igreja Católica e local, onde o seu líder católico reside, o Papa. Algumas instituições e escritórios da Igreja ficam localizados em Roma, pelo pequeno tamanho da cidade-estado.
Leia também | Os 10 países mais populosos do mundo em 2024
Qual o tamanho do Vaticano?
O país que detém o título de menor nação do mundo tem, aproximadamente, 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo do país. Existem diversos bairros brasileiro maiores que o país que abriga o líder da Igreja Católica.
Comentários estão fechados.