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Meu aparelho estragou devido a um ‘apagão’, o que devo fazer?

Seu aparelho foi danificado devido a um apagão? Descubra como agir se seus dispositivos foram danificados devido a um apagão.

No Brasil, é comum acontecerem quedas de energia elétrica sem aviso prévio, popularmente conhecidas como ‘apagões’ ou ‘blecautes’.

Quando esses episódios ocorrem, alguns aparelhos podem apresentar problemas de funcionamento ou até mesmo queimar, o que gera prejuízo. No entanto, é possível solicitar o ressarcimento dos danos.

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Apagão atingiu 25 estados do país e o Distrito Federal

Na última terça-feira (15), um apagão atingiu 25 estados do país e o Distrito Federal. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) apontaram ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional, que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste, afetando alguns estados do Sudeste.

Nesta semana, foi instaurado um inquérito pela Polícia Federal para apurar as respectivas causas. Estão sendo analisados crimes de sabotagem, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e ação humana.

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Meu aparelho estragou devido a um apagão, e agora?

Segundo o especialista em finanças pessoais, João Victorino, pessoas e até empresas que tenham algum aparelho estragado durante uma interrupção dos serviços de energia elétrica podem ser ressarcidas.

“Em caso de processo, é necessário ter provas concretas de que o aparelho foi danificado pelo apagão e a empresa operadora de energia precisa fazer uma análise detalhada do objeto”, explica.

João destaca que todo consumidor tem direito de fazer uma reclamação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e na plataforma consumidor.gov.br, caso a empresa de energia se recuse a arcar com os prejuízos.

Para a Aneel, existem vários canais de reclamação, como chatbot, formulário, aplicativo de celular, atendimento por telefone, basta escolher. Já no site do consumidor.gov, é necessário criar um login e senha no Portal Gov.

Por essa razão, é importante ter tudo registrado para garantir que sua reclamação será considerada. “Saiba o dia e o horário do ocorrido e tente se lembrar de como aconteceu, se houve algum estalo, cheiro de queimado, ou algo nesse sentido.

Procure também tirar fotos do equipamento danificado e tente gravar um vídeo, pois quanto mais detalhes tiver, melhor será”, afirma João.

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. 

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