Chamadas

Meu chefe está enrolando para assinar minha carteira de trabalho, o que fazer?

Uma realidade de grande parcela dos brasileiros é exercer atividade na informalidade, ou seja, sem o devido registro na carteira de trabalho. Muitas vezes o patrão acaba “enrolando” mais do que deveria para assinar a carteira, com promessas de que em breve o trabalhador terá seu vínculo reconhecido.

De fato, muitas pessoas acabam começando um novo trabalho, sob premissa de que “não vai dar para assinar a carteira agora, mas assim que possível o mesmo terá o registro”, ou simplesmente era pra ser contratado com registro, mas o patrão acaba enrolando alegando mil motivos.

Bom, podemos antecipar que, na realidade, o seu chefe está agindo de má-fé, arrumando mil justificativas para assinar sua carteira de trabalho, o que de fato é uma atitude irresponsável e ilegal por parte da empresa.

O que diz a lei sobre o trabalho sem registro na carteira?

Conforme estabelecido pelo Artigo 13 da CLT, é necessário possuir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para o exercício de qualquer atividade remunerada, incluindo aquelas de cunho rural e temporário.

 “Art. 13 — A Carteira de Trabalho e Previdência Social é obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.”

Dessa forma, todas as empresas que contratam funcionários sob o regime da CLT são obrigadas a realizar a devida anotação na carteira de trabalho do empregado, mesmo durante os meses de experiência. Conforme a lei, o registro deve ser efetuado em até cinco dias úteis a partir do início das atividades.

Leia também | Em quais situações posso entrar na Justiça contra a empresa?

Meu chefe está enrolando e não assina minha carteira, o que fazer?

Caso o seu chefe esteja te enrolando muito mais do que os 5 dias para assinar sua carteira de trabalho, o primeiro passo é questionar o seu chefe sobre essa obrigação. Caso o patrão esteja te enrolando e você esteja preocupado com os seus direitos, existem alguns processos a se fazer.

O primeiro deles é recorrer ao sindicato da sua categoria profissional, para que seja alertado que a atividade exercida no dia a dia não está expressa em sua carteira de trabalho.

Essa reclamação junto ao sindicato profissional da sua categoria pode ser feita até dois anos após o fim da atividade e, para este caso, o trabalhador poderá reaver todos os seus direitos retroativos e todos os benefícios e ganhos que foram perdidos durante o período de irregularidade.

No caso dos trabalhadores que estão trabalhando sem o registro na carteira, mas temem ser demitidos caso façam a denúncia, saiba que o empregador não poderá demitir você por buscar apenas uma exigência da lei.

Caso isso ocorra, você poderá ingressar com ação na Justiça do Trabalho, para comprovar a existência do vínculo empregatício. Lembre-se que para a comprovação do vínculo empregatício será preciso comprar:

Os requisitos que a legislação trabalhista determina para que se possa existir o vínculo como empregado, garantindo ao trabalhador todos os seus direitos são os seguintes:

  • Pessoalidade: A execução do trabalho deve ser realizada por você mesmo, não sendo permitido enviar outra pessoa para desempenhar a tarefa em seu lugar.
  • Subordinação: Refere-se ao cumprimento de ordens do empregador, devendo segui-las.
  • Onerosidade: Está relacionada ao valor em dinheiro que você recebe pelo seu trabalho, ou seja, o seu salário.
  • Habitualidade: Refere-se à frequência com que você realiza o trabalho, não necessariamente todos os dias, mas exigindo a necessidade de um hábito na sua realização.
Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 dia atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

2 dias atrás

Profissões ligadas a saúde e tecnologia devem disparar até 2026

Escolher uma carreira promissora exige olhar além do agora sendo preciso entender para onde o…

3 dias atrás

12 profissões mais felizes do mundo segundo dados estatísticos

Escolher uma carreira não envolve somente pensar em salário ou estabilidade, mas também em como…

4 dias atrás

8 sinais que o corpo dá quando você está com esgotamento profissional

O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…

2 semanas atrás

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

2 semanas atrás