A plataforma Meu INSS, que pode ser acessada tanto por aplicativo de celular quanto pelo computador, se trata de uma plataforma online do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Através dessa plataforma online os segurados podem acessar e realizar diversos serviços que podem ser desde a solicitação de um auxílio-doença, a solicitação da aposentadoria.
Não somente para solicitar benefícios, o Meu INSS, também serve como plataforma para consulta de extrato de pagamentos, requerimentos, agendamentos e muito mais.
Dentre as principais funcionalidades disponíveis na plataforma Meu INSS podemos citar:
Para a utilização da plataforma Meu INSS, será necessário realizar um cadastro com login e senha que poderá ser a sua conta Gov.Br.
Os brasileiros podem usar as duas versões da plataforma, sendo elas:
Após o cadastro ou login com sua conta gov.br, será possível ter acesso a absolutamente todas as funções disponíveis na plataforma, assim como realizar diversos serviços que antes era necessário ir em uma agência.
Um ponto importante a se destacar é que para casos de solicitação de aposentadoria, revisão, pensão, auxílio, averbação ou certidão de tempo de contribuição, é importante contar com a ajuda de um advogado, para garantir a correta solicitação.
Para solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS é super simples, confira:
Quando o seu pedido de aposentadoria for concedido ou negado, você poderá realizar a consulta do resultado direto na plataforma Meu INSS.
Caso seja necessário realizar a correção de algum dado ou demais solicitações, você também poderá fazer pela própria plataforma do Meu INSS.
Se o seu pedido de aposentadoria, pensão, auxílio-doença ou demais benefício for negado, você deverá apresentar recurso em até 30 dias contados a partir da data da ciência da decisão.
Se o seu benefício foi negado, você poderá enviar o recurso diretamente pela plataforma, da seguinte forma:
Ao enviar o recurso, o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) é que ficará responsável por julgar o seu caso.
O prazo para julgamento dependerá do tipo de benefício, assim como da complexidade de cada caso, o que pode levar apenas alguns meses, ou em situações bem complexas alguns anos.
Caso seu recurso seja negado, você ainda poderá recorrer à esfera Judicial para buscar que seu benefício seja devidamente concedido.
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…