Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Misturar bebidas alcoólicas faz mal?

É uma história antiga no Brasil que misturar bebidas alcoólicas é algo muito ruim, mas é preciso entender quais são os efeitos dessa prática.

É uma história bem antiga no Brasil que misturar bebidas alcoólicas é algo muito ruim, mas é preciso entender quais são realmente os efeitos dessa prática, para saber se ela pode ser tão prejudicial quando as pessoas acreditam.

No Brasil é comum a afirmação que consumir diferentes tipos de bebidas alcoólicas durante uma festa pode deixar a pessoa embriagada mais rápido, ou com uma ressaca horrível no dia seguinte.

Portanto, decidimos elaborar este artigo para entender quais são os efeitos de misturar bebidas alcoólicas.

Misturar bebidas alcoólicas / Imagem Freepik

Efeitos negativos das bebidas alcoólicas

O consumo sem moderação de bebidas alcoólicas já é prejudicial para sua saúde e pode ter efeitos negativos, como ressaca (enjoo, dor de cabeça, indisposição), amnésia alcoólica e alguns outros efeitos negativos.

Portanto, mesmo que você consuma apenas um tipo de bebida, sem misturar, mas beba de maneira exagerada e sem moderação, você terá problemas por conta do consumo exagerado.

Esquecimento e a mistura de bebidas

Popularmente conhecida como amnésia alcoólica, o esquecimento causado pelo consumo sem moderação de álcool pode ser muito prejudicial para a sua vida, portanto, é importante ter moderação.

“Os apagões tendem a começar com teores de álcool no sangue (TAS) de cerca de 0,16% (quase duas vezes o limite legal de condução) e superiores. Nesses TAS, a maioria das habilidades cognitivas (por exemplo, controle de impulso, atenção, julgamento e tomada de decisão) fica significativamente comprometida”, segundo o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) dos EUA.

Ou seja, repare que o texto acima não se refere ao tipo de bebida alcoólica, mas sim a quantidade, portanto, o que vai te deixar embriagado é a quantidade de bebida. Logicamente, bebidas com teor alcoólico maior vão te deixar embriagado mais rápido.

Leia também | Amnésia alcoólica: Bebeu e não lembra de nada? Entenda o que é!

Ressaca

A ressaca é um conjunto de sintomas que acontecem como consequência de beber demais, eles podem variar de pessoa para pessoa. Os sintomas podem ser: 

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Sede; 
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares, 
  • Náusea
  • Dor de estômago
  • Vertigem;
  • sensibilidade à luz e ao som;
  • Irritabilidade; e
  • Suor e aumento da pressão arterial. 

Leia também | Ressaca: Saiba quais são os sintomas e como curar

Ressaca e a mistura bebidas alcoólicas

Segundo o artigo do NIAAA, no trecho em que responde a alguns mitos sobre misturar bebidas alcoólicas, a ordem das bebidas consumidas não afeta a ressaca. Portanto, misturar bebidas não é o que vai te dar ressaca, sim, a quantidade e o teor alcoólico.

A única forma de não ter ressaca é ingerir nenhum tipo de álcool ou consumir álcool com moderação. 

“Em geral, quanto mais álcool uma pessoa bebe, pior será a ressaca. Isso é verdade independentemente de a pessoa beber cerveja, vinho, destilados ou uma combinação destes”, conclui o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism.

Comentários estão fechados.