Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Modelo de redação para o Enem: o que não pode faltar?

Nesse final de semana tem prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para você que vai fazer o exame, não deixe a redação por último. Lembre-se que se você zerar nesse quesito pode dar adeus a aprovação

Nesse final de semana tem prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para você que vai fazer o exame, não deixe a redação por último. Lembre-se que se você zerar nesse quesito pode dar adeus a aprovação.

Por isso, para fazer uma boa redação é preciso estar atento a certos detalhes que podem prejudicar você na hora da prova. Existem itens que você não pode esquecer de colocar na redação.

Fugir do assunto

Lembre-se que a redação é dissertativa-argumentativa. Não basta você apenas demonstrar conhecimento sobre o assunto, é preciso também questionar o que é certo ou errado. Saber discutir o que está em pauta é um bom caminho. Porém, é necessário ter  muito cuidado para não fugir do assunto que foi proposto.

Não use a primeira pessoa do singular

Como o texto é você que está fazendo, você deverá expor seu ponto de vista e defender sua tese. Por isso, não é correto usar sua opinião na primeira pessoa do singular. O texto dissertativo-argumentativo, exige que você se posicione, mas de maneira impessoal.

Por isso, não utilize “eu acho”, “eu penso”, nada que esteja na primeira pessoa do singular. Procure usar palavras na terceira pessoa do plural. Desta forma, será possível exprimir sua opinião sem ter que mencionar o pronome “eu”.

Demonstrar conhecimento de mundo

Lembre-se que uma das características do Enem é sempre escolher assuntos atuais como tema da redação. Por isso, fique atento às notícias e informações atualizadas para não ter que passar por desinformado ao fazer o texto.

Saiba usar casos recentes e dados novos que mostram que você está antenado sobre o assunto. O que vai te ajudar a ganhar uns pontinhos na redação.

Assistir telejornais, podem ajudar você a citar dados e contextualizar um fato que enriqueça seu texto. 

O bom é você não desenvolver apenas um argumento. Escolha dois problemas para sustentar sua tese para que possa provar que seu texto tem argumento para discutir aquele tema.

Escrever a redação em outro idioma

Não cai na besteira de fazer o seu texto em outro idioma. Não há problema algum em utilizar alguma palavra ou termo estrangeiro, como bullying, por exemplo. Mas nunca faça o texto todo em outra língua estrangeira. Ou seja, sua redação deverá ser escrita em língua portuguesa.

Ser generalista

Evite generalizar as coisas. Caso você não conheça nenhum argumento de autoridade que dê embasamento ao seu ponto de vista, não afirme ou generalize algo que você apenas acredita que é verdade.

Usar palavras difíceis nem sempre torna nosso texto inteligente! O ideal é apresentar seu ponto de vista de maneira clara e simples, sem rebuscamento.

Leia também | Auxílio-Doença: INSS simplifica retorno do segurado ao trabalho

Para você uma boa prova do Enem! Mas fique atento aos documentos que serão exigidos:

  • Cédulas de identidades, expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Também é possível apresentar os documentos nas versões digitais: e-Título, CNH Digital e RG Digital. Somente serão aceitos os documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais; prints e capturas de tela estão vetadas.

O Enem começará às 13h30 e terminará às 19h (horário de Brasília). No primeiro dia, 5 de novembro, a prova contará com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. Ao todo, o exame terá 5 horas e 30 minutos de aplicação.

No segundo dia, em 12 de novembro, o exame terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A prova terá 5 horas de duração, no total. O exame iniciará às 13h30 e encerrará às 18h30.   

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.