Mudanças na Prova de Vida do INSS em 2022
Confira as principais mudanças para a prova de vida do INSS para 2022 que volta a ser obrigatória no ano que vem.
Realizar a prova de vida do INSS é parte da rotina de alguns segurados do Instituto Nacional do Seguro Social anualmente.
Entretanto, devido à pandemia da Covid 19 o procedimento passou um tempo sem ser obrigatório, porém a partir de janeiro do ano que vem o procedimento anual volta ser uma obrigação como acontecia.
Calendário da Prova de Vida
Preciso começar dizendo que aquele que não realiza a prova de vida desde novembro de 2020 tem até janeiro de 2022 para realizá-la. Confira o calendário abaixo:
Mês de vencimento | Prazo final em 2022 |
Novembro de 2020 a junho de 2021 | Janeiro |
Julho e agosto de 2021 | Fevereiro |
Setembro e outubro de 2021 | Março |
Novembro e dezembro de 2021 | Abril |
Mudanças para o ano que vem
A prova de vida que volta a ser exigida em 2022 conta com algumas mudanças divulgadas pelo INSS, dentre elas estão:
- Novo cronograma: a partir do ano que vem a prova de vida deve ser realizada no mês de aniversário, quando não efetuada o segurado terá o benefício suspenso.
- Dispensa da presença obrigatória do assistido: será possível enviar um representante legal ou procurador habilitado pelo órgão para realizar sua representação.
- Prova de vida digital: será possível realizar a prova de vida através de biometria previamente cadastrada no cartão magnético.
- INSS auxiliará segurado com mais de 80 anos: aqueles com mais de 80 anos serão auxiliados pelo INSS na locomoção caso o procedimento seja realizado pessoalmente nas agências.
- Suspensão do Benefício: quando o segurado ultrapassar o prazo para realizar a prova de vida o benefício ficará suspenso por 6 meses até que efetue a prova de vida
Como realizar a prova de vida?
A prova de vida pode ser realizada na agência bancária onde o segurado recebe o pagamento de seu benefício, possível a realização no guichê de atendimento do banco, caixa eletrônico e no caso daqueles com mais de 80 anos pode ser feita em domicílio.
Aqueles com idade superior a 80 anos que desejam realizar a prova de vida em domicílio devem solicitá-lo ligando para o telefone 135, ou então agendando uma visita dos agentes através do aplicativo Meu INSS.
Outra possibilidade é realizar a prova de vida por meio do seu smartphone, para isso será necessário liberar o procedimento pelo aplicativo “Meu gov.br” e em seguida efetuar a comprovação por meio do aplicativo Meu INSS.
Se você reside no exterior, saiba que também necessita realizar a comprovação que pode ser feita através de procuração.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.