Fique sabendo

Multa de trânsito: Aprenda como recorrer gratuitamente

Receber uma multa de trânsito é um pesadelo para milhões de brasileiros, mas existe uma maneira de se defender das punições, basta recorrer, é possível fazer isso com a ajuda de uma empresa especializada ou gratuitamente.

Receber uma multa de trânsito não quer dizer que aquela decisão é definitiva, você pode apresentar a sua defesa para não ter que pagar valores absurdos de multa ou ter que aceitar os pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Todo brasileiro tem direito a defesa, até mesmo a legislação de trânsito garante isso para os condutores acusados de cometer algum tipo de infração. Além de ponto na habilitação e multa, existem mais punições que podem ser aplicadas, como a cassação da CNH.

As multas e a importância de recorrer

Existem multas de trânsito com valores absurdos, recorrer é fundamental para você que não quer pagar multas aplicadas incorretamente e não deseja acumular pontos na sua carteira de habilitação.

Existe uma multa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que pode passar de 17 mil reais, portanto, se defender de injustiças é fundamental para economizar o seu dinheiro e manter o seu direito de dirigir.

Os recursos de multa servem para que você apresente a sua defesa e prove que a multa recebida foi aplicada injustamente, visando anular aquela decisão.

Leia também | 7 coisas que podem fazer você levar uma multa de trânsito

Empresas de recursos

Existem empresas especializadas em recursos de multas, elas cobram um valor para apresentar a sua defesa, te ajudando a evitar o pagamento indevido de multas e te ajudando a continuar com a sua CNH.

As empresas são geralmente formadas por advogados que criam recursos personalizados, apresentando as defesas de acordo com cada caso, para provar que as punições aplicadas ao condutor são injustas.

Leia também | Alô, motorista! Multas de final de ano passam dos R$ 3 mil; cuidado

Como recorrer a uma gratuitamente a uma multa de trânsito?

Ao receber a Notificação de Autuação, confira as informações do documento e analise se as informações da notificação estão incorretas, busque erros e provas que invalidam a multa e mostram que ela está incorreta.

A defesa prévia deve ser feita no DETRAN do seu estado, sua defesa precisa apontar divergências nas informações apresentadas a autuação, como número de placa, nome do condutor, horário e local incorreto.

Confira aqui o formulário

Se a sua defesa prévia receber uma negativa, é possível entregar o recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e, caso precise recorrer novamente, no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás