Receber uma multa de trânsito é um pesadelo para milhões de brasileiros, mas existe uma maneira de se defender das punições, basta recorrer, é possível fazer isso com a ajuda de uma empresa especializada ou gratuitamente.
Receber uma multa de trânsito não quer dizer que aquela decisão é definitiva, você pode apresentar a sua defesa para não ter que pagar valores absurdos de multa ou ter que aceitar os pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Todo brasileiro tem direito a defesa, até mesmo a legislação de trânsito garante isso para os condutores acusados de cometer algum tipo de infração. Além de ponto na habilitação e multa, existem mais punições que podem ser aplicadas, como a cassação da CNH.
Existem multas de trânsito com valores absurdos, recorrer é fundamental para você que não quer pagar multas aplicadas incorretamente e não deseja acumular pontos na sua carteira de habilitação.
Existe uma multa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que pode passar de 17 mil reais, portanto, se defender de injustiças é fundamental para economizar o seu dinheiro e manter o seu direito de dirigir.
Os recursos de multa servem para que você apresente a sua defesa e prove que a multa recebida foi aplicada injustamente, visando anular aquela decisão.
Leia também | 7 coisas que podem fazer você levar uma multa de trânsito
Existem empresas especializadas em recursos de multas, elas cobram um valor para apresentar a sua defesa, te ajudando a evitar o pagamento indevido de multas e te ajudando a continuar com a sua CNH.
As empresas são geralmente formadas por advogados que criam recursos personalizados, apresentando as defesas de acordo com cada caso, para provar que as punições aplicadas ao condutor são injustas.
Leia também | Alô, motorista! Multas de final de ano passam dos R$ 3 mil; cuidado
Ao receber a Notificação de Autuação, confira as informações do documento e analise se as informações da notificação estão incorretas, busque erros e provas que invalidam a multa e mostram que ela está incorreta.
A defesa prévia deve ser feita no DETRAN do seu estado, sua defesa precisa apontar divergências nas informações apresentadas a autuação, como número de placa, nome do condutor, horário e local incorreto.
Confira aqui o formulário
Se a sua defesa prévia receber uma negativa, é possível entregar o recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e, caso precise recorrer novamente, no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).
O primeiro emprego é um momento muito importante para os jovens que estão em busca…
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2806 realizado na noite desta terça-feira (10)…
Você talvez esteja sonhando em viajar e chegar logo no país que escolheu para passar…
Os heróis da Marvel são conhecidos por sua coragem e determinação em proteger o mundo,…
As mudanças que vêm acontecendo no mundo com avanço da tecnologia tem influenciado o educacional…
Os K-dramas têm uma habilidade única de nos transportar para histórias intensas e repletas de…