Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

NASA desenvolverá padrão de tempo lunar para missões de exploração

Conforme governos e empresas privadas se preparam para missões lunares, a NASA trabalhará para estabelecer um padrão de tempo lunar

Conforme a humanidade se prepara para voltar à lua sob o programa Artemis, se tornou inevitável a necessidade de se desenvolver um sistema de cronometragem universal.

Com o número cada vez maior de países e empresas privadas planejando missões na lua, ter um padrão de tempo compartilhado, será fundamental para operações mais segura e eficientes na Lua, e posteriormente em outros planetas.

Dessa forma, a NASA, junto a partes interessadas do governo dos EUA, parceiros e organizações de padrões internacionais se coordenarão para estabelecer um Tempo Lunar Coordenado, seguindo uma diretriz política da Casa Branca.

O programa de Comunicação e Navegação Espacial da agência, está liderando esforços para desenvolver e criar um tempo coordenado, que permitirá um futuro ecossistema lunar que poderá ser escalável inclusive para outros locais do sistema solar.

Por que é necessário um padrão de tempo lunar?

Na lua, o tempo se comporta de maneira completamente diferente do que acontece na Terra, o principal motivo para isso é graças a gravidade mais fraca. Na lua, os relógios marcariam 56 microssegundos mais rápido por dia do que na Terra, uma discrepância que foi prevista pela primeira vez na teoria da relatividade de Einstein.

Muito embora essa diferença possa ser vista como minúscula, ela acaba trazendo grandes implicações para missões, envolvendo questões como pousos de espaçonaves, navegação ou mesmo comunicação.

Logo, sem os devidos ajustes para essa diferença de tempo, mesmo pequenas imprecisões podem escalonar a erros potencialmente perigosos nas trajetórias de pouso, ou mesmo de falhas de comunicação com a Terra.

“Uma definição compartilhada de tempo é uma parte importante de operações seguras, resilientes e sustentáveis”, disse Ben Ashman, líder de navegação para desenvolvimento de retransmissão lunar da Nasa.

À medida que empresas privadas e outros países estão lançando missões para a Lua, estabelecer uma estrutura comum para cronometragem garantirá que todas as operações que possam ocorrer sejam devidamente sincronizadas, o que reduz o risco de acidentes e erros de comunicação.

Leia também | 9 profissões que podem conseguir emprego na NASA

Tempo lunar

O tempo lunar deverá ser determinado a partir de uma média ponderada de relógios atômicos na Lua, similar a como os cientistas calculam o Tempo Universal Coordenado (UTC), reconhecido em todo o mundo.

Exatamente onde na Lua, ainda está para ser determinado, tendo em vista que a análise até o momento mostra que relógios atômicos colocados na superfície da lua parecerão “tiquetaquear” mais rápido em microssegundos por dia (um microssegundo equivale a um milionésimo de segundo).

Dessa maneira, a NASA e todos os seus parceiros estão trabalhando em pesquisas para determinar quais são os melhores modelos matemáticos para estabelecer o tempo lunar.

“Para algo viajando na velocidade da luz, 56 microssegundos é tempo suficiente para percorrer a distância de aproximadamente 168 campos de futebol”, disse Cheryl Gramling, líder em posição lunar, navegação, tempo e padrões na sede da NASA.

Comentários estão fechados.