Muitos países concedem o visto de nômade digital para brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, mas existem alguns requisitos que precisam ser seguidos, a Itália é uma nação europeia que acolhe os profissionais do mundo digital.
Milhões de brasileiros sonham em conseguir uma moradia em um país europeu como a Itália, uma nação com uma culinária rica, repleta de paisagens lindas e com uma boa qualidade de vida.
Confira nos próximos tópicos como conseguir um visto de nômade digital na Itália.
O que são nômades digitais para a Itália?
O visto para nômades digitais foi criado em 2022 na Itália, mas, ele só começou a ser solicitado em 2024, pois a aprovação necessária por parte dos ministérios italianos, aconteceu em abril deste ano.
Segundo o Governo Italiano, são considerados nômades digitais os:
“Cidadãos de estados não pertencentes à União Europeia que exerçam uma atividade de trabalho altamente qualificada através da utilização de ferramentas tecnológicas que lhe permitam trabalhar remotamente”.
Leia também | Viver na Itália: 37 profissões que mais precisam de trabalhadores
Requisitos
Para solicitar o visto de nômade digital na Itália, é obrigatório ser um estrangeiro que trabalha remotamente em uma empresa não italiana, além disso, existem outros requisitos como:
- Comprovação financeira: é preciso comprovar renda anual mínima de 28 mil euros, equivalente a R$ 167,910 mil ou cerca de R$ 13.992 por mês (agosto de 2024).
- Comprovação de qualificação: pode ser comprovada através de experiência profissional, diploma universitário ou licença profissional.
- Experiência: será preciso, pelo menos, 6 meses de experiência comprovada na área. Já quem não possui diploma universitário precisará de, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada.
Leia também | Morar na Itália: 7 perguntas e respostas
Como conseguir o visto?
Para solicitar o visto de nômade digital é preciso realizar o agendamento uma data para comparecimento ao consulado italiano responsável pela jurisdição consular e realizar a apresentação da documentação solicitada.
Você deve realizar o agendamento digitalmente, no site Prenot@mi, a plataforma de serviços consulares do governo italiano.
Portanto, para tirar mais dúvidas sobre documentação para o visto de nômade digital na Itália e agendamento, entre em contato com o consulado italiano mais próximo da sua residência.
Comentários estão fechados.