As leis de trânsito brasileiras estão em constante evolução, afinal de contas as definições das leis são muito antigas, logo, é fundamental que as leis de trânsito sejam atualizadas para acompanhar as mudanças na sociedade e garantir a segurança nas vias, se adequando às novas realidades.
Dessa maneira, com base nessa transformação, tivemos esse ano, a mudança de algumas leis muito importantes, leis estas que já entraram em vigor e estão surpreendendo muitos motoristas.
Essas mudanças impactam diretamente a forma como as pessoas conduzem seus veículos e exigem uma compreensão clara das novas regras. Hoje nós vamos falar sobre as principais alterações na legislação de trânsito, explicando o que mudou e como essas mudanças podem afetar os condutores brasileiros.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por alterações recentes, visando aprimorar a segurança nas vias, dessa maneira, é fundamental que os motoristas se atentem às novas mudanças para que não sejam impactados com multas e outras penalidades.
Anteriormente, em qualquer situação em que um motorista avançasse o sinal vermelho, ele poderia ser multado, independente do horário ou se o local é perigoso ou não.
Contudo, agora está previsto uma única hipótese em que o motorista pode avançar com o sinal fechado, essa possibilidade existe exclusivamente para situações em que o motorista realiza uma conversão à direita do sinal fechado.
No entanto, para avançar o sinal fechado para conversão à direita, é necessário que no local haja alguma sinalização que permita a manobra, se você fizer isso sem que exista uma sinalização, você poderá ser multado.
Leia também | 5 dicas para recorrer de uma multa de trânsito
A partir deste ano, foi determinado algumas mudanças para a utilização do insulfilm no veículo. No caso de películas de proteção que contenham bolhas, a tolerância é zero, ou seja, se a fiscalização te pegar, você será multado, independente de onde estejam as bolhas.
Ficou determinado também que a quantidade de luz que pode passar pelo insulfilm, em hipótese alguma pode ser menor do que 70%, nos vidros, para-brisas e áreas que afetam a dirigibilidade do veículo.
A regra que obrigava o motorista a ligar o farol na rodovia durante o dia mudou. Agora os motoristas só precisam ligar o farol durante o dia em pista simples, ou seja, quem trafegar em pista dupla não precisa mais ligar o equipamento.
Além disso, motoristas que possuem carros com DRL, que é aquela luz diurna, não precisam mais ligar o farol durante o dia, nem mesmo em pistas simples.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…