As leis de trânsito brasileiras estão em constante evolução, afinal de contas as definições das leis são muito antigas, logo, é fundamental que as leis de trânsito sejam atualizadas para acompanhar as mudanças na sociedade e garantir a segurança nas vias, se adequando às novas realidades.
Dessa maneira, com base nessa transformação, tivemos esse ano, a mudança de algumas leis muito importantes, leis estas que já entraram em vigor e estão surpreendendo muitos motoristas.
Essas mudanças impactam diretamente a forma como as pessoas conduzem seus veículos e exigem uma compreensão clara das novas regras. Hoje nós vamos falar sobre as principais alterações na legislação de trânsito, explicando o que mudou e como essas mudanças podem afetar os condutores brasileiros.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por alterações recentes, visando aprimorar a segurança nas vias, dessa maneira, é fundamental que os motoristas se atentem às novas mudanças para que não sejam impactados com multas e outras penalidades.
Anteriormente, em qualquer situação em que um motorista avançasse o sinal vermelho, ele poderia ser multado, independente do horário ou se o local é perigoso ou não.
Contudo, agora está previsto uma única hipótese em que o motorista pode avançar com o sinal fechado, essa possibilidade existe exclusivamente para situações em que o motorista realiza uma conversão à direita do sinal fechado.
No entanto, para avançar o sinal fechado para conversão à direita, é necessário que no local haja alguma sinalização que permita a manobra, se você fizer isso sem que exista uma sinalização, você poderá ser multado.
Leia também | 5 dicas para recorrer de uma multa de trânsito
A partir deste ano, foi determinado algumas mudanças para a utilização do insulfilm no veículo. No caso de películas de proteção que contenham bolhas, a tolerância é zero, ou seja, se a fiscalização te pegar, você será multado, independente de onde estejam as bolhas.
Ficou determinado também que a quantidade de luz que pode passar pelo insulfilm, em hipótese alguma pode ser menor do que 70%, nos vidros, para-brisas e áreas que afetam a dirigibilidade do veículo.
A regra que obrigava o motorista a ligar o farol na rodovia durante o dia mudou. Agora os motoristas só precisam ligar o farol durante o dia em pista simples, ou seja, quem trafegar em pista dupla não precisa mais ligar o equipamento.
Além disso, motoristas que possuem carros com DRL, que é aquela luz diurna, não precisam mais ligar o farol durante o dia, nem mesmo em pistas simples.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…