Chamadas

Novas regras do MEI vão começar a valer em 2021?

O regime MEI (Microempreendedor Individual) pode mudar em 2021?

O assunto voltou a ganhar destaque devido as mudanças que estavam na resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional que trazia a exclusão de 14 categorias do regime do MEI que acabaram sendo barradas em 2019 e adiadas para 2021.

Mudanças do MEI

Dentre as modificações do MEI que acabaram sendo barradas consta a exclusão de 14 categorias do regime especial de tributação. No cenário de 2019 que acabou barrando as mudanças estava a reação negativa de integrantes do setor cultural em torno da resolução que excluía do programa ocupações ligadas à cultura, como músico, cantor e contador de histórias.

Ainda no cenário de 2019, para barrar as possíveis mudanças da categoria a Receita Federal havia decidido criar um plano de trabalho para aprovar primeiro as regras sobre quais atividades não se enquadram no conceito de empresário. Com isso a relação deveria ser divulgada apenas no segundo semestre desse ano de 2020 para começar a valer em 2021.

Contudo como não houve novas atualizações sobre o tema este ano, a revisão das regras para defender quais atividades se enquadram ou não no conceito de empresário para o MEI seguem indefinidas.

Quais categorias seriam excluídas?

Confira à seguir atividades excluídas do MEI, segundo a resolução de 2019:

  • Ligadas ao setor cultural – cantor/músico independente; DJ ou VJ; humorista e contador de histórias; instrutor de arte e cultura; instrutor de artes cênicas; instrutor de música e proprietário de bar com entretenimento;
  • Outras – astrólogo; esteticista; instrutor de cursos gerenciais; instrutor de cursos preparatórios; instrutor de idiomas; instrutor de informática; professor particular.

O Microempreendedor Individual MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é um empreendedor que tem um pequeno negócio e conduz sua empresa sozinho. A atividade determina que o profissional tenha um rendimento fixo anual para se manter dentro da modalidade. 

O registro de MEI foi criado pelo Governo Federal para enquadrar profissionais que exerciam suas atividades profissionais na informalidade. Com a criação da modalidade, uma série de profissionais puderam se formalizar e ter acesso a inúmeros benefícios, como aposentadoria, licença-maternidade, financiamentos etc. 

O Microempreendedor Individual (MEI) reúne diversos impostos em uma única alíquota de 5% sobre o salário mínimo e garante direito aos benefícios previdenciários.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

10 minutos atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

13 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

14 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

17 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

17 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

17 horas atrás