Chamadas

Novembro Azul: conheça os benefícios oferecidos pelo INSS

Muitos homens ainda continuam tendo certos preconceitos em relação ao exame de próstata. Neste mês, o Novembro Azul vem lembrar que é necessário ter cuidados com a saúde masculina.

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Conhecido como Novembro Azul. De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento.

 Os sintomas iniciais do câncer de próstata não são perceptíveis. Porém, quando a doença já está em estágio mais avançado, é possível notar alguns sintomas locais, já que a presença do câncer influencia no tamanho da glândula e causa problemas principalmente na hora de urinar.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna de maior incidência entre os homens no país, sendo que até 2025 há previsão de que 70% dos diagnósticos vão ocorrer nas regiões Sul e Sudeste. 

Quais os benefícios do INSS para quem faz tratamento contra o câncer?

De acordo com o governo federal, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece dois tipos de benefícios para quem faz tratamento contra o câncer de próstata.

O trabalhador poderá solicitar caso nunca tenha contribuído para o INSS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ter acesso ao BPC, basta comprovar os requisitos de baixa renda, de deficiência de longo prazo e de idade estabelecidos pela Lei 8.742 (Loas).

Já o Benefício por Incapacidade Temporária (conhecido por auxílio-doença), pode ser usufruído por quem estiver doente e incapaz para o trabalho ou atividade habitual. Diferente do BPC, para este benefício é necessário ser contribuinte do INSS.  

Também é possível solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez). 

A aposentadoria por invalidez é decorrente do requerimento de auxílio-doença e apenas é concedida mediante decisão da Perícia Médica Federal. Para quem já recebe esse tipo de aposentadoria existe também o adicional de 25% no valor do benefício, que pode ser solicitado quando há necessidade de auxílio para realização de atividades na vida diária, como banho, alimentação e outras. 

Leia também | 5 coisas que você deve fazer no calor

Como solicitar os benefícios?

Os benefícios podem ser solicitados pelo aplicativo quanto no site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Para o requerimento dos dois benefícios é preciso apresentar documentos pessoais e documentação médica. 

Já no caso do BPC é necessário apresentar o CPF e cadastro CadÚnico de todo grupo familiar. Lembrando que todos os dados devem estar atualizados.  

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

4 semanas atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

1 mês atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 mês atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

1 mês atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

1 mês atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 mês atrás