Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Novo RG: Governo libera versão digital do documento, veja como obter

Veja como ter acesso a versão digital do novo documento de identidade nacional

O novo RG (Registro Geral), batizado pelo governo como Carteira Nacional de Identificação (CIN), já pode ser acessada em versão digital por diversos estados do Brasil.

O novo documento traz mais segurança para os brasileiros substituindo o número de RG pelo número de CPF, além de facilitar pela versão digital que pode ser acessada no proprio celular.

Com a nova carteira de identidade nacional o governo estabelece o mesmo padrão de emissão do RG para todos os entes federativos do país, o que ajudará a coibir possíveis fraudes de identificação do documento.

Isso porque, cada Estado emitia sua propria numeração de RG, dessa forma quem tirava a primeira via do documento em um Estado e solicitava a segunda via em outro acabava tendo dois números de RG.

Pasmem agora com essa informação, caso o cidadão quisesse solicitar uma nova via do RG em cada um dos estados do país, o cidadão brasileiro passaria então a ter 27 números de RG diferentes, o que cá pra nós era um grande retrocesso, principalmente com questões de segurança.

Como acessar a versão digital RG?

Os cidadãos podem acessar a versão digital do novo RG através do aplicativo Gov.br do Governo Federal. O app pode ser baixado para celulares Android e iOS.

Contudo, para acessar a versão digital do documento, será preciso primeiro, solicitar a emissão da versão impressa do documento, afinal, a versão digital é disponibilizada automaticamente após a confecção da versão física.

Para garantir acesso ao novo RG basta que o cidadão compareça à Secretaria de Segurança Pública, redes do Poupa Tempo e Expresso Cidadão do seu município portando a certidão de nascimento ou casamento, o antigo RG e o CPF.

Troca para o novo RG é obrigatória

A troca do antigo modelo do RG pelo novo modelo é obrigatório para a maioria dos brasileiros. Isso porque, pessoas com mais de 60 anos não precisarão realizar a troca do documento.

Já pessoas com menos de 60 anos terão até 2032 para pedir a emissão do novo RG, sendo assim, ainda há tempo mais que suficiente para que os cidadãos possam solicitar a troca do documento.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.