NOVO RG terá emissão SUSPENSA para quem não cumprir ESTE requisito
Os brasileiros que vão emitir o novo RG devem se atentar a esta situação específica
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), mais conhecida como o novo RG, justamente por entrar no lugar do atual Registro Geral, ainda é um assunto que gera dúvidas para milhares de brasileiros.
O governo confirmou a emissão do novo RG que está sendo implementado aos poucos pelos Estados que precisam adequar os seus órgãos de registro para ser possível emitir o novo documento.
Dentre os vários pontos importantes que vão mudar com o novo RG, o principal deles é a implementação do CPF como número único validador do documento.
Assim, os brasileiros não terão um número de RG e outro de CPF, tanto o RG quanto o CPF terão os mesmos números, o que trará diversas vantagens para os brasileiros.
Isso porque ficará mais difícil falsificar o documento, assim como garantirá que mais documentos sejam válidos para a inscrição dos brasileiros.
Todavia, para que o cidadão obtenha o novo RG que inclusive será obrigatório no país, é necessário obedecer uma regra específica.
Emissão do novo RG
Para que os brasileiros consigam emitir o novo RG será preciso que se verifique a existência de pendências no CPF cadastrado.
Isso porque, como o CPF é que será o numerador validador do documento de identidade, caso o cidadão possua alguma pendência com o CPF, não será possível emitir o novo RG.
Caso você queira checar como está a situação do seu CPF, é super simples, basta seguir a orientação abaixo:
- Acesse ao site da Receita Federal;
- Preencha os campos solicitados com o número do seu CPF e data de nascimento;
- Clique em “Sou humano” e confirme.
Pronto! Caso seu CPF esteja em dia e não exista qualquer irregularidade no seu documento, você deverá receber a informação de que a sua situação cadastral se encontra REGULAR.
Estados já estão emitindo o novo RG
Até o momento, 11 estados brasileiros já estão emitindo o novo documento de identidade. Inicialmente foi dado o prazo para que todos os estados pudessem emitir o novo RG a partir deste mês.
Contudo, devido ao processo de adequação, o governo garantiu mais um prazo para que os estados possam se adaptar às exigências para emissão do novo documento.
Sendo assim, já é possível emitir o novo RG nos seguintes estados:
- Acre;
- Alagoas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais
- Pernambuco;
- Piauí;
- Pará;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Os demais estados não presentes nesta lista terão até o dia 6 de novembro de 2023 para se adequarem às mudanças e assim começarem a emitir o novo documento de identidade nacional.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.