Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

O Bolsa Família poderá ser pago com Real Digital

No mês passado o BC divulgou um relatório que reconheceu o potencial e vantagens da tokenização da economia, mas ao mesmo tempo alertou para alguns riscos na área

Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, disse que está nos planos do banco pagar com o real digital, o Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas. O Banco Central ainda está desenvolvendo a criptomoeda oficial.

“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [convertida em ativos digitais] no futuro”, disse a presidente.

Segundo Serrano, a Caixa vai aproveitar o real digital para promover a digitalização financeira em conjunto com a inclusão social. 

“A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, completou Maria Rita.

Consórcio

Pensando nesse caminho, a Caixa lançou na última quarta-feira (26) um consórcio com a bandeira Elo e a Microsoft, voltado para desenvolver o projeto-piloto do real digital. Marcos Brasiliano Rosa, vice-presidente de Finanças da Caixa, disse que a instituição poderia realizar o projeto sozinha, mas “isso levaria mais tempo”.

O vice-presidente afirmou que a parceria com a Elo permitirá a criação de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, semelhante à fatura do cartão de crédito. Com isso, o banco poderá contar com a tecnologia da Microsoft que oferecerá sua experiência para acelerar a implementação do real digital.

Real digital

No mês passado o BC divulgou um relatório que reconheceu o potencial e vantagens da tokenização da economia, mas ao mesmo tempo alertou para alguns riscos na área. Por isso, o Banco Central defendeu que o Real Digital é uma forma de trazer mais segurança para o segmento e inserir o BC nesse ecossistema.

“Os benefícios esperados da “tokenização” incluem: i) maior programabilidade, oferecendo novas formas de automação; ii) liquidação atômica, em que a troca automatizada e condicionada entre tokens reduz os riscos da contraparte; iii) registros descentralizados que quebram silos informacionais; e iv) a possibilidade de registro de ativos de diferentes naturezas em um mesmo ambiente (registro multiativos), facilitando as negociações e ampliando a liquidez dos mercados”, disse o BC.

Leia Também | Negociador: nova série do Prime Video com Malvino Salvador

Compra de imóveis

Uma das intenções da Caixa é usar a criptomoeda oficial para o financiamento imobiliário. Segundo o vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil, Júlio Gomes, o processo seria semelhante ao uso do Pix para aquisição e pagamento das prestações da casa própria.

“A principal contribuição desse processo seria aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais”, antecipou.

“O financiamento habitacional demora, em média, 25 dias até chegar o registro em cartório. Tem condições de agilizar e melhorar o atendimento”, completou o vice-presidente da  Microsoft Brasil.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.