Chamadas

O café pode te ajudar a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares?

Você gosta de tomar aquele cafezinho durante o dia? Esse hábito pode estar favorecendo o seu bem estar. Uma das bebidas mais consumidas no mundo, tem se destacado não apenas pelo sabor e aroma inconfundíveis, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde

Segundo uma revisão publicada no periódico GeroScience, o consumo do café foi relacionado à redução do risco de problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2. Diversos estudos epidemiológicos têm demonstrado que pessoas que consomem café regularmente tendem a apresentar menor risco para essas condições.

Isso porque a cafeína promove a proteção cardiovascular ao apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda a resguardar o tapete celular que recobre os vasos sanguíneos – o endotélio.

Algumas pesquisas sugerem que o consumo regular de café pode melhorar a sensibilidade do organismo à insulina, hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue. Isso pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

No entanto, isso não significa que você pode tomar café o dia inteiro. Para que a bebida possa fzer bem a sua saúde, deve ser consumida moderadamente.

Leia também | As 10 marcas mais valiosas e mais importantes do Brasil

Consumo moderado

Os benefícios do café estão associados ao consumo moderado. O excesso de cafeína pode causar efeitos colaterais como ansiedade, insônia e aumento da pressão arterial em algumas pessoas.

Lembrando que esses benefícios do café podem variar de pessoa para pessoa. Fatores como genética, estilo de vida e outras condições de saúde podem influenciar os efeitos do café no organismo.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Soochow, na China, fez uma análise nos hábitos  de 500 mil pessoas, com idades entre 37 e 73 anos. De acordo com o estudo, duas a três xícaras diárias são o ponto ideal para colher os benefícios protetores do café. Alternativamente, o consumo de 200 a 300 mg de cafeína por dia, seja de café ou de outras fontes, também mostrou efeitos positivos semelhantes.

O estudo revelou que, uma pessoa que bebe de duas a três xícaras por dia apresenta menor propensão a doenças cardiometabólicas, incluindo ataques cardíacos, derrames, diabetes tipo 2 e até mesmo doenças hepáticas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás