Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

O ovo não é o vilão da história. Não o tire da sua dieta

Pesquisas realizadas ao longo dos anos comprovaram que não existe relação entre o colesterol presente no ovo e o aumento das taxas de gordura nociva ao organismo

Anos atrás acreditavam que o ovo era o verdadeiro vilão da alimentação! Uma das maiores mentiras que já contaram sobre o alimento é que ele aumenta a incidência de doenças cardiovasculares. 

Pesquisas realizadas ao longo dos anos comprovaram que não existe relação entre o colesterol presente no ovo e o aumento das taxas de gordura nociva ao organismo. Comer um ovo por dia não aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame.

As pesquisas realizadas nos Estados Unidos por Frank Hu, epidemiologista nutricional da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), deixam claras (sem fazer trocadilhos) que o ovo é rico em colesterol e pobre em gordura saturada, ou seja, ele não causa doenças vasculares.

O ovo é uma fonte proteica de valor biológico 100. Isso significa que quase todas as proteínas contidas nele serão aproveitadas pelo organismo. 

Cuidados ao comprar ovos

Quando você for comprar ovos, verifique se a casca está rachada, quebrada ou trincada, pois qualquer dano à casca pode resultar em colonização de microrganismos;

Não compre ovos em embalagens com mofo, bolor ou com vapor de água condensado, pois sugerem que o produto foi mal armazenado;

Priorize produtos de origem animal que possuam o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura ou do serviço de inspeção estadual ou municipal;

Observe a data de fabricação e a validade do produto, pois o ovo é muito perecível e perde qualidade em temperatura ambiente. Recomenda-se o consumo em torno de 20 dias após a postura.

Outra coisa que você não deve fazer é lavar os ovos antes de guardá-los. Quando você lava, deixa de preservar a película protetora da casca. O ideal é higienizá-los somente na hora do preparo;

Mantenha os ovos na geladeira em torno de 8ºC e, preferencialmente na embalagem original para evitar absorção de odores e perda de água;

Evite o armazenamento dos ovos na porta da geladeira, local que sofre maior variação de temperatura e com risco de trincas e contaminação pelo deslocamento.

Como saber se o ovo está estragado?

Antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou em um recipiente fundo com água. Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.

Outro detalhe: o cheiro forte e azedo é a forma mais comum de identificar um ovo podre.

Muitas pessoas gostam de comer ovo frito com a gema amolecida. Porém, isso é um risco para a saúde. Os nutricionistas dizem que é necessário que o ovo esteja bem preparado: Tanto no ovo frito e no ovo cozido, a gema tem que estar endurecida.

Leia também | 6 alimentos que podem ser congelados e você não sabia 

Quais são os benefícios do ovo?

O consumo do ovo ajuda a aumentar a massa muscular.  Isso porque ele é rico em proteínas, que fornecem energia para o organismo, além de ter boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B.

Por ser rico em proteínas, o ovo ajuda a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ao longo do dia e auxiliando na perda de peso.

O ovo é rico em vitamina A, vitamina  E e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, nutrientes com propriedades antioxidantes, que melhoram as funções das células e fortalecem o sistema imunológico.

O ovo é rico em luteína e zeaxantina, dois potentes antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando a oxidação de células de gordura e diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

O ovo tem ótimas quantidades de selênio e zinco, minerais que melhoram a absorção de colágeno, mantendo a pele firme e hidratada.

O ovo ajuda na perda de peso. Já que ao comer o alimento, você fica saciado. Ele também quando consumido junto de carboidratos (pão, arroz, tapioca), consegue reduzir o índice glicêmico da refeição, evitando picos de insulina no organismo — hormônio responsável pelo estoque de gordura corporal.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.