Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

O que acontece com você se comer uma maçã por dia?

A maçã é rica em pectina, uma fibra que reduz a absorção de gorduras, auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol no sangue

A maçã tem benefícios que às vezes a gente nem se dá conta. O consumo regular da fruta é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.

Ela também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. No texto a seguir vamos explorar melhor o que pode acontecer com você se comer uma maçã por dia.

Prevenção de doenças cardiovasculares 

A maçã é rica em pectina, uma fibra que reduz a absorção de gorduras, auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. O que vai ajudar a prevenir doenças como infarto, aterosclerose e derrame. Além disso, os flavonoides e carotenoides presentes na maçã têm ação antioxidante, equilibrando os níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”).

Equilíbrio da diabetes

Os polifenóis da maçã protegem as células do pâncreas contra danos causados pelos radicais livres, melhorando a função do hormônio insulina e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. As fibras também ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Facilita o emagrecimento

A maçã é rica em fibras e água, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a vontade de comer ao longo do dia. Além disso, ela tem baixo teor calórico, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de perda de peso.

Combate a prisão de ventre

A fruta é ótima para combater a prisão de ventre. Como ela é rica em fibras vai aumentar a absorção de água no intestino, auxiliando na formação e eliminação das fezes. A pectina, uma fibra prebiótica, também equilibra a flora intestinal e ajuda no combate à prisão de ventre.

Equilíbrio da pressão arterial

O potássio presente na maçã facilita a eliminação do excesso de sódio do organismo, auxiliando no controle da pressão arterial. Os antioxidantes também mantêm a saúde das artérias e melhoram a circulação sanguínea.

Alívio de sintomas de gota e reumatismo

A maçã possui propriedades anti-inflamatórias e contém vitamina C, ajudando a diminuir dores e a quantidade de ácido úrico no corpo. Também contém vitaminas B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.

É recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Leia também | Os 5 alimentos que aumentam a longevidade, segundo a ciência

Como consumir a fruta

O ideal é você consumir a maçã ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais. Escolha as maçãs de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês no frigorífico.

Agora você já sabe que comer uma maçã por dia pode melhorar e muito a sua saúde!

Comentários estão fechados.