Quando o assunto é uma falta grave no trabalho pode deixar muitos empregados em dúvida. O que seria uma falta grave e o que pode acontecer com quem a praticou? Faltas graves no ambiente de trabalho podem gerar preocupações tanto para os empregadores quanto para os empregados.
Uma falta grave, segundo o artigo 493 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ocorre quando um empregado pratica qualquer dos atos listados no artigo 482. Esses atos são considerados sérias violações dos deveres e obrigações do empregado.
O artigo 482 da CLT apresenta as ações que podem levar a uma demissão por justa causa:
As implicações de uma falta grave podem variar, mas podem incluir:
Leia também | Trabalhos acadêmicos: saiba como encontrar fontes confiáveis
A rescisão do contrato de trabalho por justa causa é uma medida prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que permite ao empregador demitir um funcionário que cometeu uma falta grave. Ela decorre de violações trabalhistas que dão ao empregador o direito de encerrar o contrato, enquanto o colaborador perde uma série de direitos seus.
Porém, quando um empregado é demitido por justa causa, o RH (Recursos Humanos) deve garantir que o empregado receba as verbas rescisórias devidas, como saldo de salário, férias proporcionais e 13º salário proporcional. No entanto, o empregado não terá direito a alguns valores, como aviso prévio e multa de 40% sobre o FGTS.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…