O que é Escarlatina? Quais os sintomas e tratamento?
A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A
A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A. Os estreptococos são, também, agentes causadores de infecções da garganta (amigdalites) e da pele (impetigo, erisipela). A doença bacteriana afeta principalmente crianças entre os 5 e os 15 anos.
No entanto, ela também pode atingir adultos, sendo transmitida principalmente através da tosse e do espirro.
As pessoas podem passar por momentos de muito desconforto. A doença é extremamente contagiosa. Porém, não é considerada uma infecção grave. Ela pode ser tratada com o uso de um antibiótico, que pode ser a penicilina.
Sintomas
Segundo os especialistas os sintomas mais comuns da doença são:
- Dor de garganta muito intensa;
- Febre alta;
- Língua avermelhada, com coloração de framboesa;
- Placas esbranquiçadas na língua;
- Placas brancas na garganta;
- Vermelhidão nas bochechas;
- Falta de apetite;
- Cansaço excessivo;
- Dor na barriga.
Em algumas pessoas podem surgir várias manchas avermelhadas, com uma textura semelhante a várias cabeças de alfinete (parecendo uma lixa).
Para fazer o diagnóstico, o pediatra irá avaliar os sinais e sintomas da doença, mas também podem ser pedidos exames laboratoriais para confirmar a infecção. Também pode ser pedido um teste rápido para identificar a bactéria ou uma cultura microbiana a partir da saliva.
O importante é que você procure ajuda médica para iniciar o tratamento.
Leia também | 10 doenças que você pode desenvolver por dormir pouco
Transmissão
A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de outra pessoa infectada.
O tratamento é feito de uma forma simples, com o uso de antibióticos receitados por médico. Para aliviar os sintomas, a pessoa pode usar medicamentos para dor e febre.
A doença pode causar algumas complicações, como otites, meningite e sinusites. Isso pode acontecer enquanto a pessoa estiver doente. Existem outras situações mais graves como reumatismo infeccioso e problemas nos rins, podem se manifestar bem depois, quando a doença parece estar dando sinais de cura.
É importante que a escarlatina seja diagnosticada para que seja possível dar início ao tratamento de forma imediata. Isso vai evitar complicações que podem ser graves e para diminuir a sua ocorrência.
Fique ligado: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.