O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? Ciência descobre resposta
Parece que os cientistas da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça, encontraram uma resposta para a famosa pergunta
A eterna pergunta que intriga a humanidade finalmente parece ter uma resposta mais concreta, graças aos avanços da ciência. Parece que os cientistas da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça, encontraram uma resposta para a famosa pergunta: O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Segundo eles, a resposta é simples, o que veio primeiro foi o ovo. De acordo com os estudos, o ovo surgiu primeiro, graças a um organismo unicelular que já formava estruturas similares a embriões muito antes dos primeiros animais existirem.
Os cientistas encontraram, em 2017, um organismo, chamado Chromosfera perkinsii, em sedimentos marinhos no Havaí em 2017. Segundo eles, esse organismo existe há bilhões de anos. Quando atinge seu tamanho máximo, ele se divide, formando colônias multicelulares que se assemelham a processos embrionários dos animais, mostrando uma capacidade de coordenação celular surpreendente para uma forma de vida unicelular.
Ou seja, o ovo surgiu primeiro, graças a um organismo unicelular que já formava estruturas similares a embriões muito antes dos primeiros animais existirem.
Leia também | Brasil tem aumento de até 3ºC na temperatura de algumas regiões
O Ovo e a Galinha
Por muito tempo sempre existiu a dúvida de quem teria surgido primeiro: o ovo ou a galinha. Ovos com casca dura já existiam muito antes do surgimento das galinhas. Dinossauros, por exemplo, botavam ovos. Essa é a teoria de alguns cientistas. Eles acreditam que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.
Acredita-se que os humanos começaram a comer ovos de galinha por volta de 3200 a.C., época em que a galinha também foi domesticada. O ovo se tornou um ingrediente importante em banquetes das civilizações mesopotâmicas.
De acordo com uma publicação da Forbes, existem indícios de que o ovo começou a ser utilizado na alimentação em torno de 3200 a.C., época mais ou menos simultânea à domesticação da galinha. Aos poucos, tornou-se ingrediente de destaque em grandes banquetes das civilizações mesopotâmicas.
Os fenícios eram grandes apreciadores de ovos de avestruz, enquanto os egípcios consumiam os mais diversos tipos de ovos: de pata, gansa, codorna e até mesmo de pelicano. Existem receitas egípcias, datadas de 2 mil a.C., que registram o uso de ovos em receitas de panificação.
Comentários estão fechados.