Você já ouviu falar dos vídeos mukbang? Aquelas transmissões ao vivo em que as pessoas se deliciam comendo quantidades gigantescas de comida enquanto os espectadores assistem? Pois bem, um estudo recente, publicado na revista Scientific Reports, trouxe uma descoberta surpreendente sobre esse fenômeno.
A pesquisa, inspirada nessa tendência originada na Coreia do Sul, lançou luz sobre um efeito surpreendente que esses vídeos podem ter sobre o nosso desejo por comida. O estudo se propôs a entender se a observação desses vídeos imersivos de pessoas devorando doces e outras iguarias poderia influenciar nossos próprios desejos alimentares.
Ficou curioso, não é? A motivação por trás dessa investigação é entender por que as pessoas desfrutam tanto ao ver outras se deliciando com grandes porções de comida. Os pesquisadores da Escola de Comunicação Wee Kim Wee da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, decidiram se aprofundar nesse enigma.
E o que eles descobriram é bastante interessante. Contrariando o que se poderia esperar, assistir a esses vídeos mukbang não nos deixou com mais vontade de comer ou nos incentivou a adotar hábitos alimentares pouco saudáveis. Na verdade, o efeito foi completamente oposto.
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A pesquisa envolveu 317 pessoas com idades entre 21 e 28 anos, representando a diversidade de Cingapura. Um grupo assistiu a um vídeo imersivo de pessoas comendo doces M&M repetidamente, enquanto outro grupo viu um vídeo de uma moeda sendo colocada em uma máquina de lavar várias vezes.
O resultado foi surpreendente. Quem assistiu aos vídeos de comida teve um desejo por doces reduzido, consumindo cerca de um terço a menos de doces do que o grupo que assistiu ao vídeo de uma moeda. Isso aconteceu porque assistir repetidamente a esses vídeos de comida fez com que as pessoas se sentissem como se já tivessem comido, diminuindo a vontade de comer mais.
Os cientistas explicam que esse efeito ocorre devido à habituação, que é quando nosso corpo se acostuma a uma coisa depois de ser exposto a ela muitas vezes. Isso faz com que a resposta a essa coisa diminua, no caso, o desejo por doces após assistir aos vídeos.
Os pesquisadores também investigaram como o cheiro afeta nossa vontade de comer. Quando acrescentaram o cheiro de chocolate ao vídeo de pessoas comendo, as pessoas consumiram menos doces, mostrando que os estímulos visuais e olfativos combinados podem influenciar nossos desejos alimentares.
Essas descobertas são curiosas porque mostram que assistir a esses vídeos pode, na verdade, nos ajudar a comer menos. Eles também sugerem que nosso cérebro é influenciado por diversos estímulos, como o que vemos e o que cheiramos, o que pode ter implicações interessantes para ajudar as pessoas a controlar seus hábitos alimentares.
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