Onde trabalhar em 2025? As indústrias que mais estão contratando
Identificar industrias e setores com maior demanda de profissionais será fundamental para quem busca novas oportunidades de carreira
O clima econômico atual fez com que inúmeras empresas desacelerassem as contratações em 2024. Não há como negar que, embora os índices de desemprego tenham caído, esse ano testemunhamos menos vagas de emprego disponíveis do que em anos passados.
Olhando para 2025, as tendências indicam que os trabalhadores que buscam por novas oportunidades terão que analisar uma série de fatores, desde habilidades pessoais, requisitos até a setores mais e menos promissores. Com isso em mente, é muito importante saber onde estão as oportunidades para dar o próximo passo da sua carreira.
Principais indústrias que vão contratar mais em 2025
Além de investir em formação, adquirir conhecimentos técnicos e a busca de novas habilidades, é extremamente importante identificar as indústrias com maior potencial de crescimento e demanda projetada para 2025. Essa análise pode contribuir e muito para aumentar as suas chances de conseguir novas oportunidades.
Tecnologia
Pessoas que buscam empregos na indústria da tecnologia estão vendo uma grande mudança. Apesar da grande procura por profissionais, a qualificação tem se tornado o divisor de águas para quem encontra boas oportunidades de emprego neste setor.
Muito embora a inteligência artificial ainda não tenha modificado essa indústria por completo, o setor de tecnologia necessita cada vez mais de profissionais com habilidades e conhecimentos específicos para atender a demandas distintas do setor.
Alguns dos principais setores de tecnologia em alta para 2025 necessitarão de grandes conhecimentos e habilidades específicas, como:
- Inteligência Artificial
- Machine Learning
- Computação em Nuvem
- Internet das Coisas (IoT)
- Cibersegurança
- Blockchain e Web3
- Realidade Aumentada
- Tecnologia 5G e Redes Avançadas
- Automação e Robótica
Para aqueles que escolhem a indústria da tecnologia, será fundamental dedicar cada vez mais tempo em desenvolver habilidades específicas, à medida que a demanda no setor tecnológico está cada vez mais exigente e específica.
Energia
Outra indústria que contratará forte em 2025 será a de energia, uma área que passa por uma profunda transformação à medida que os países continuam a investir mais em mais em novas opções de energia limpa.
Para se ter ideia, o próprio governo do Reino Unido prometeu descarbonizar o setor de energia até 2030, uma tendência que cresce em todos os países do mundo, inclusive no Brasil.
Para profissionais qualificados da área, a boa notícia é que este é um setor aberto para uma ampla gama de expertises. Por exemplo, as empresas buscam especialistas para supervisionar sistemas de energia renovável, tal como consultores para oferecer conselhos sobre a transformação e migração das fontes de energia.
Engenharia
Um setor beneficiado pela busca e o foco em sustentabilidade e energia limpa são os engenheiros. Conforme discutido em um evento recente do Hays LinkedIn sobre como encontrar empregos em sustentabilidade, os engenheiros são de grande importância para a revolução da energia verde.
Por exemplo, os engenheiros civis com conhecimento no desenvolvimento urbano sustentável podem ser altamente procurados. Mas isso não se limita aos engenheiros civis, a indústria geral de engenharia continua resiliente e forte, especialmente pelo vasto número de áreas em que um engenheiro pode atuar.
Bancos, Serviços Financeiros e Seguros
Conforme falado em um recente relatório BFSI em parceria com a Everest, as empresas estão lutando contra a escassez de mão de obra qualificada, logo, os candidatos certos estarão em grande demanda. Aqui algumas das áreas que demandarão mais profissionais ligados a indústria de bancos, serviços financeiros e seguros.
Habilidades tecnológicas: A proficiência em ferramentas e plataformas tecnológicas está se tornando uma necessidade nestes setores. Dessa forma, profissionais que trabalham com análise de dados, segurança cibernética e IA estão cada vez mais cotados nesta indústria.
Habilidades de gestão: Uma das habilidades mais necessárias para esta indústria é a de liderança e comunicação. Dessa maneira, profissionais deste setor devem desenvolver habilidades de comunicação, gerenciamento e gestão de recursos.
Habilidades cognitivas: Na indústria financeira, os profissionais devem buscar habilidades cognitivas, assim como desenvolver confiança para o desenvolvimento do pensamento crítico e uso de técnicas específicas para resolução de diferentes problemas.
Comentários estão fechados.