Fique sabendo

ONU ALERTA: O mundo ficará mais quente, os países precisam se unir urgentemente!

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado recentemente, o mundo ficará mais quente do que o esperado até o final deste século. O planeta pode aquecer 3,1 graus até 2100, isso é mais do que o dobro do esperado.

O acordo de Paris foi a primeira vez que diferentes governos se uniram para firmar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5 °C (e no máximo de 2 °C), portanto, com base na análise das Nações Unidas, a meta só será cumprida se todos os países se unirem emergencialmente para isso.

Além da sensação de calor que aumentará, o aquecimento global pode afetar a estabilidade do planeta de diversas maneiras.

Entendendo o aumento

Em 2015 foi firmado o “Acordo de Paris”, aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC todos aceitaram reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.

O compromisso tem o objetivo de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, todos aceitam se esforçar ao máximo para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. 

Leia também | Cidade brasileira será a 2ª mais quente do mundo até 2050

Entendendo o aumento de temperatura

O objetivo principal do Acordo de Paris é manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C e acima dos níveis pré-industriais, se esforçando para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Para permanecer no limite máximo de 2°C, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) diz que as emissões devem cair 28% até 2030 e 37% em relação aos níveis de 2019 até 2035 — o novo ano marcante a ser incluído na próxima rodada de NDCs.

Portanto, para atender todas as metas, segundo o relatório da ONU, o mundo terá que passar por mudanças extremas.

Leia também | Os 10 locais mais quentes do mundo até o momento

O mundo ficará mais quente, um sinal de alerta!

“O momento crítico do clima chegou. Precisamos de mobilização global em uma escala e ritmo nunca vistos antes – começando agora mesmo, antes da próxima rodada de promessas climáticas – ou a meta de 1,5°C logo estará morta e bem abaixo de 2°C tomará seu lugar na unidade de terapia intensiva”, diz Inger Andersen, diretora-executiva do PNUMA. 

Caso a temperatura aumente mais do que o esperado, o aquecimento global pode causar uma série de problemas para a natureza e para a vida da população mundial. As temperaturas mais altas ocasionam doenças, incêndios florestais e diversos outros problemas no planeta.

“Peço a todas as nações: chega de conversa fiada, por favor. Usem as próximas negociações da COP29 em Baku, Azerbaijão, para aumentar a ação agora, preparar o cenário para NDCs mais fortes e, então, fazer tudo para entrar em um caminho de 1,5°C”, afirma Inger na nota.  A Conferência do Clima da ONU no Azerbaijão será de 11 a 22 de novembro de 2024.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

3 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás