Moto sendo roubada - imagem ilustração: Freepik
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente próspero, mas que se esbarra em vários problemas, desde problemas políticos a problemas com educação, saúde e segurança pública.
Falando em segurança pública, a cada ano que passa o Brasil bate recordes em número de roubos e furtos, independente de qual seja o item, desde um celular, até mesmo um carro ou moto.
Falando em motos, existem algumas estimativas que nos ajudam a identificar quais são os estados, em que mais se roubam motos no Brasil, inclusive quais são os modelos de motos mais subtraídas do país.
Com base em diferentes relatórios, como o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamentos regionais de empresas como Ituran e Suhai Seguradora, e até mesmo notícias mais recentes, conseguimos identificar e classificar os estados com maiores índices de furtos de veículos.
Através dos dados obtidos, conseguimos identificar os 10 estados em que há maiores taxas de roubos e furtos de veículos (incluindo motocicletas). No nosso estudo, baseamos num índice de roubos por cada 100 mil habitantes, e o resultado foi o seguinte:
É importante esclarecer também que, embora esses números englobem todos os tipos de veículos, motocicletas frequentemente uma grande parcela dessas estatísticas devido à sua popularidade e, na maioria das vezes, à facilidade de subtração.
Com base em um levantamento da Mobiauto que utilizou dados de Segurança Pública, foi possível identificar quais são os modelos de moto mais roubadas no Brasil. Atualmente as motos mais visadas para roubo são:
Normalmente, esses são os modelos mais visados para roubo devido à popularidade, e consequentemente ao elevado número desses modelos nas ruas, o que acaba facilitando a revenda de peças no mercado clandestino, e consequentemente elevar os índices de roubo.
Esses modelos são frequentemente visados devido à sua popularidade e ampla presença nas ruas, o que facilita a revenda de peças no mercado ilegal.
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…
As doenças crônicas no Brasil afetam a vida de milhares de brasileiros, segundo o Ministério…
Embora Paris seja muitas vezes mencionada como a "cidade do amor", existem vários outros destinos…
Mensalmente segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cerca de 2 milhões de brasileiros…